Toques de celular e testes de realidade para ter sonhos lúcidos

Uma pesquisa recente (2020), envolveu a combinação de toques de celular e testes de realidade, para indução de sonhos lúcidos. Ao passo que participaram 12 voluntários, convidados para o experimento em laboratório do sono. Todos estudantes da área de ciência desportiva da Universidade de Heidelberg, contudo 75% deles sem experiências com sonhos lúcidos.

O experimento testou em laboratório o que acontece ao combinar reality checks (testes de realidade) e toques de celular. Além disso, todos participantes aprenderam a fazer testes de realidade e puderam escolheram os toques de celular.

Imagem de uso de realidade virtual, numa analogia para aprendizado de técncia de indução de sonhos lúcidos.
Combinação de estímulo sonoro com testes de realidade para ter sonhos lúcidos.

Combinação de toque de celular com testes de realidade

Trata-se de um tipo de pesquisa em que necessita que os voluntários aprendam técnicas de testes de realidade e a disponibilidade para adormecer no laboratório de sono. Bem como a prática durante o dia dos testes de realidade com o estímulo sonoro.  De acordo com artigos anteriores,  citadas nessa mesma pesquisa, aplicaram a sugestão de aumentar gradativamente o volume dos toques sonoros. Também aplicaram novos upgrades, como a oportunidade de escolher o próprio toque de celular, bem como uma noite com estímulo falso (sem estímulo sonoro) para uma comparação com a noite em que o estimulo aconteceu.

Os resultados demonstram uma ocorrência de sonhos lúcidos para 5 dos 12 participantes do experimento, como resultando em 41,7% de eficiência desse estudo. Enquanto na noite sem estímulo de toque de celular o percentual ficou em 8,3%.

Comentários sobre uso de som e reality checks

Essa pesquisa corrobora um resultado ainda mais recente – também divulgando nesse blog – envolvendo o uso de som em pesquisas com sonhos lúcidos. Entretanto, naquele caso os pesquisadores realizaram pela primeira vez perguntas matemáticas aos sonhadores lúcidos e obtiveram um considerável êxito nas respostas (sinalizadas pelo movimento dos olhos).

Referência Bibliográfica

ERLACHER, D.; SCHMID, D.; BISCHOF, F.; HAMMER, J.; STUMBRYS, T. Ring, ring, ring… Are you dreaming? Combining acoustic stimulation and reality testing for lucid dream induction: A sleep laboratory study. International Journal of Dream Research[S. l.], v. 13, n. 2, p. 267–273, 2020. DOI: 10.11588/ijodr.2020.2.74880. Disponível em: https://journals.ub.uni-heidelberg.de/index.php/IJoDR/article/view/74880. Acesso em: 3 dec. 2023

Se você gostou desse conteúdo, ajude a divulgar compartilhando em suas redes sociais

POSTAGENS RELACIONADAS

Categorias

Recent Posts

Como ter sonhos Lúcidos

plugins premium WordPress