ÚLTIMOS

quinta-feira, 10 de março de 2011

Premonição: experimento de incubação de sonho, para descobrir uma data.

A idéia de uma das possíveis funções dos nossos sonhos, como simulador de realidade e preparação para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia não é novidade para quem curte a área dos sonhos. Uma reportagem fascinante, apresentada pelo neurobiólogo brasileiro Ph.D, Sidarta Ribeiro, na revista Mente e Cérebro, dá o exemplo do sonho premonitório do chefe indígena Touro Sentado:

"No dia 25 de junho de 1876, o poderoso 7º regimento de cavalaria do general George Custer realizou um ataque-surpresa a um grande acampamento dakota, esperando encontrar apenas velhos, mulheres e crianças. Entretanto poucos dias antes Touro Sentado havia sonhado com uma chuva de homens brancos caindo como gafanhotos sobre a relva. Por essa razão, reuniu secretamente, perto do acampamento das famílias, cerca de 2 mil guerreiros de diferentes etnias dakota. Para horror da imprensa americana que acompanhava com frenesi os extermínios de acampamentos indígenas liderados pelo famoso general a improvável profecia de Touro Sentado realizou-se. Diante da resistência dos dakota, o regimento se desesperou e bateu em retirada através de terreno aberto desconhecido. Após um feroz mas rápido combate, Custer e seus soldados, incluindo dois de seus irmãos, um sobrinho e um cunhado, foram impiedosamente massacrados na campina verdejante de Litle Bighorn."(1)


Touro Sentado(1831-1890), ícone da resistência indígena que liderou a vitória sobre o general Custer.

Aquela reportagem na revista Mente & Cérebro já havia me chamado bastante a atenção. Essa semana,   ao me deparar com com uma reportagem superficial, mas interessante, na revista Isto É, sobre premonição(2) e mais uma entrevista com a Beverly D’Urso, também sobre o tema, resolvi fazer uma experiência diferente.
Reunindo a capacidade natural do cérebro de incubar temas de sonhos e simulação/preparação para a realidade, tentei programar minha mente, considerando os dados disponíveis, para  descobrir a data de mudança do meu local de trabalho.

Tudo que sei até agora se resume no seguinte:
- A mudança de nossa área de trabalho envolve centenas de pessoas(próximo de 1.000 pessoas).
- A data oficial é previsão para o 2º semestre de 2011, desde o final do ano passado e já sabemos o local.
- Há boatos de que a mudança aconteça antecipadamente em maio de 2011.
- Outros boatos apontam para outubro, junho e talvez dezembro de 2011.

Usando a incubação de sonho, como brincadeira de usar a mente como simulador de possível realidade futura. Na foto, um dos mutantes mais fantásticos da série Perry Rhodan, viajante do tempo e espaço: Ernst Ellert.

A relevância dessa mudança(envolve perda do adicional noturno e deslocamento mais difícil na cidade) é grande para maioria dos amigos e colegas mais próximos e claro para mim. Pensando nisso, resolvi brincar com meu simulador mental, para ver se ele consegue acertar qual mês isso vai acontecer.



Surpreendentemente, eis o sonho que tive:

"Estava na minha faculdade(Filosofia UFPR), em uma estranha disciplina que o projeto de avaliação ficava em função de plantar uma árvore, desde a semente. Havia várias opções de espécies. Optei por uma que cresceu muito rápido. De fevereiro até abril ela já tinha virado uma pequena árvore, estilo bonsai. 

        Aconteceu algo ruim e quando fui mostrar para o professor que parecia um professor novo, substituindo a professora... meu Cupuaçu estava destruído. Cortado bem próximo a base. A terrinha no fundo era todo de uma grama especial e a base se resumia a um tipo de gaiola. Mostrei para o professor que eu havia questionado de não precisar de haste de sustentação, pois havia crescido muito rápido e sem precisar disso.
       Questionei o professor sobre a data que ficaria pronto se eu plantasse novamente... e ele me respondeu que estaria pronto em junho."
Retornarei a esse tema no futuro(após o mês de junho) para informar se minha mente acertou o cálculo da data.


            Essa piração toda, lógico, não passa de uma brincadeira... mas se a mudança acontecer em junho, conforme a resposta que consegui na minha incubação de sonho... vai ser muito divertido ver a cara de surpresa do pessoal do trabalho, pois comentei com alguns minha experiência... assim como deixo o registro no blog para posterior conferência.


Fontes:
(1) - RIBEIRO, Sidarta.. Mente & Cérebro.Ano XVIII, nº 213. Para que servem os sonhos?. pg 28-35.
(2)-http://www.istoe.com.br/reportagens/127023_A+PREMONICAO+SOB+A+LUZ+DA+CIENCIA?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage 

19 comentários:

  1. oq vou tentar uma tentativa mais contrutiva como o proximo resultado da megasena kkkkk ^^

    ResponderExcluir
  2. Já tentei essa Túlio ;) tenho jogado os números, mas até agora necas ;(( Acredito q sejam apenas números alimentados pelo meu subconsciente(com algum valor para mim).
    .
    E pra conseguir ver números fixos nos sonhos é muuuuuito difícil.
    Relógios por exemplo, ficam surtados e trocando os números loucamente.
    .
    Uma maneira q encontrei e talvez ajude:
    http://www.sonhoslucidos.com/2010/03/elevador-panoramico-apartamento-novo.html
    .
    http://www.sonhoslucidos.com/2009/04/anotando-numeros.html

    ResponderExcluir
  3. Oii Márlon,
    qnto tempo né?? Tenho estado meio ocupada, mas tenho acompanhado o blog! rsrs
    Isso ja aconteceu cmg! já sonhei uma vez com algo q ocorreu mais ou mens = uns dias dp! rsrs
    aki! eu presciso t perguntar uma coisa: ontem, eu acho q tive um sonho lucido, + foi mt estranho. Tipo, eu tava sonhando algo, ai eu sakei q tava sonhando, so q nesse mesmo tempo eu acordei, + eu acordei na cama d meu quarto, sendo q eu n estava dormindo nele(na hora eu n percebi isso, so dp q eu acordei d verdade) ai, eu fechei meu olhos cm força e me forcei a voltar para o sonho eu voltei, mas parcialmente! Tipo, qndo eu voltei eu tava numa praia, andando pelas ondas, era um sonho e eu via cmo um sonho, mas eu me sentia deitada na cama e alguns movimentos q eu fazia no sonho meu corpo fazia tbm! Ai eu pensei, q lugar + sem graça para um sonho, entaum lembrei o q vc falou das portas e logo em seguida eu estava num corredor cheio delas. Entrei n 1 q vi pensando q eu queria voar, e entaum começei a cair e gritar assim q passei pela porta e entaum, um par de asas douradas se abriram e eu fiquei planando pela cidade! So que essa parte em q eu estava voando, e cmo se ja n fosse mais um sonho lucido, eu eu tivesse voltado a sonha no automatico! qndo acordei, n senti akela sensaçao d realizaçao q eu sent no 1 sonho lucido! Ja aconteceu isso cm vc? sabe o pq disso??

    ResponderExcluir
  4. Hehe, vou tá torcendo pra que você acerte. Se realmente em Junho acontecer, vou experimentar também.


    Grande matéria, Márlon. Curti bastante o assunto. :D

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Nossa sou novo nessa de sonhos lucidos ainda n tive nenhum, pelo menos premeditados

    tenho anotado pelo menos 1 sonho no carderno por dia...ja fez uma semana
    eu comecei pq um amigo me disse e eu fiquei interesado sabe...

    eu nem queria sonhar com mulheres nem voar, eu quero mesmo é ve se eu posso tipo revisar uma aula que eu ja assiste e que esteja na minha memoria, seerá que é possivel

    tbm tenho umas coias que queria tentar sonhar como um autoCad real sabe no sonho, eu queria testar umas coisas hehe...

    Otimo blog me ajudou bastantes
    eu to testando essa do video pra induzir, vamo ver se sai alguma coisa...

    outra meus sonhos são muito loucos, geralmente eu me lembro de 1 a 2 sonhos por noite e eles demoram muito tem muita coisa ai eu so anoto um resumão pra eu lembrar do resto sabe , to errado?

    ResponderExcluir
  6. Oi Marina!
    .
    Tem acontecido comigo em pequenos sonhos lúcidos. Talvez seja melhor mudar alguma rotina de sono(eu me incluo nessa) ou método sendo aplicado. Que método, técnica e horários de sono tens utilizado?
    Pelo que entendi tu chegou a ficar lúcida por um curto período.
    Continuando a pratica de anotação dos sonhos inevitalmente e alguns ajustes nos teus horarios de sono e/ou métodos tenho certeza que tu consegue uma beleza de upgrade!

    ResponderExcluir
  7. Grande Victor!

    Valeu cara! Ontem uma notícia que já torna mais difícil o meu acerto na data. Um colega contou q alguém envolvido na reforma do lugar avisou q a previsão agora está para outubro! kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Binoculo,

    É melhor anotar pelo menos 1 sonho e com bastante de detalhes. O máximo de detalhes possível. Isso vai exercitar a memória com relação aos sonhos e provoca um melhor reconhecimento daquela realidade.
    .
    Com relação a "revisar aula", tem um texto bacana sobre essa idéia de fazer experimentos com a memória:
    http://www.sonhoslucidos.com/2010/12/experimentos-em-sonhos-lucidos.html
    .
    Vamos ver o q conseguimos com nossas experiências ;P

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Longe de querer me meter numa interpretação de um sonho que é somente SUA, mas me questionei sobre algumas coisas... (permita-me!)
    Você falou que o corte na muda se deu em abril, né? :D
    E que em junho seria o tempo de a árvore estar pronta novamente...
    Mudar de local de trabalho é com certeza um grande corte!
    Será que junho não seria o período de você estar novamente bem-adaptado?
    Ou talvez você já esteja vivenciando este corte...
    Ou ainda talvez abril seja o tempo de você saber a data da mudança!!!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, e pensando agora, acho que vivenciei esse lance aí da incubação de um sonho premonitório sem querer, uma vez.
    Há 10 anos atrás eu tinha 13 anos e uma amiga mais velha contou uma história de sonhos que se sonham "de sexta para sábado". Estes sonhos acontecem...
    Fiquei com a coisa na cabeça e pensei muito nisso antes de dormir (sonhos sempre me atraíram).
    Era sexta para sábado e eu sonhei que estava na escola, com uma amiga, avistei um garoto alto e moreno na sala, novo no colégio.
    Acordei faceirinha (bom se fosse verdade, hahaha!).
    Eis que a segunda-feira chega, eu vou para a escola, cumprimento minha amiga no corredor e ao chegar no final deste vejo um garoto moreno e alto olhando pela janela... estranhando, pergunto: "Nelice, você sabe quem é este menino?" - "Não sei, Any, acho que é novo na sala...".

    E era.
    Agora encontrei uma explicação mais plausível que nada tem a ver com "de sexta para sábado", rs. Eu tinha tanto desejo de ter um sonho premonitório que acabei por incubá-lo sem querer!

    ResponderExcluir
  13. Fala márlon ;)
    Tem um tempo que não posto aqui te perguntando algumas coisas, essa matéria sua condiz com aquele video que eu te passei do programa do Stan Lee né cara? ;)
    Enfim, cara, quase um més tentando e nada.
    Um grande avanço meu é lembro de 2 a 3 sonhos por noite detalhadamente, oque para mim era uma dificuldade extrema lembrar , mais o problema agora é lúcidez, te fiz umas perguntas sobre seus RC's mais me esqueci de fazer uma pergunta.
    -
    Antes dos RC's virarem rotina para você, como você lembrava de fazer os RC's ?, marcava num despertador, algo assim ? ;p
    -
    Enfim cara, obrigado por disponibilizar matérias detalhadas que mesmo fora da aréa de sonhos lúcidos são muito interessantes ;)
    -
    Valeu até mais Márlon
    -
    Ps: Desculpa ai pelo duplo post, é que eu tinha tomado um rémdio para dor de cabeça e tava 'gróg'.

    Pedro.

    ResponderExcluir
  14. Oi Aniely,

    Desculpe a demora em responder. Minhas aulas recomeçaram... e ao mesmo tempo uma inversão no turno do trabalho! kkkkk
    .
    Adorei tua interpretação! Concordo contigo viu. A cortada no início do caule/tronco da plantinha foi muito desagradável de se ver... tu faz psicologia menina?? Se não... deveria pensar!
    Mto bacana mesmo e logo logo abril e junho estarão aí pra gente se divertir e fazer a conclusão ;P
    .
    E fantástica tua incubação de sonho premonitório(se é q podemos provisoriamente chamar assim...). Considero-me um tanto cético as vezes, mas é impressionante a quantidade de relatos subjetivos assim. Tbém tive um(não tão explícito como o teu), mas indubitavelmente antecipando uma situação.
    A Berverly D'Urso que contribuiu pra comprovação cientifica dos sonhos lúcidos, continua suas pesquisas com isso e outras áreas.
    .
    Abraço e Bons sonhos!

    ResponderExcluir
  15. Grande Pedro!
    .
    Na mosca! Fiz o texto inspirado na tua contribuição daquele post bacana teu.
    .
    Como o tema do blog é a consciência durante os sonhos e nesse caso estamos tratando de um estado alterado de consciência, em que as tomadas de decisões e o raciocínio estão mais embotados... fica diretamente relacionado, tratarmos de estados alterados de consciência nessa modalidade de sonho que vem sendo pesquisada.
    .
    Se uma das maiores sonhadores lúcidas do mundo, a Beverly D'Urso faz pesquisas meticulosas na área, penso ser interessante a gente entender do que se trata ;)
    .
    E incubar sonhos acredito ser fundamental pra estimular nossa capacidade de controle dos sonhos.
    .
    Sobre os reality checks eu realmente sempre fui distraído pra caramba... o primeiro q fiz num sonho foi o do interruptor.
    No filme Waking Life mostram bem ele.
    Mas o lance de olhar para as mãos foi o q mais aconteceu. Logo em seguida os espelhos e o se questionar umas 5x por dia em situações estranhas "estou sonhando ou acordado?".
    Não precisa se forçar a lembrar de fazer. Tu naturalmente vai acabar ficando com algum(ns) q tu tenha mais afinidade :
    -Olhar para as mãos
    -Espelhos
    -Interruptores
    -Questionamento
    -Olhar relógio

    ....

    Abraço e bons sonhos Pedro!
    PS: melhoras da dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  16. Oi Márlon,
    Mudar a rotina? Cmo assim? Tipo, dormir mais cedo?? Eu tenho um certo probleminha cm isso! pq eu estudo d manha! Acordo tdo dia as 6h e vou dormir la pelas 22, 23h!
    Durante as ferias eu lembrava de ate 5 sonhos, mas agora cmo n tenho anotado por causa das aulas lembro so d 1 ou 2 mas ainda assim tds eles sempre mt detalhados e grandes!!

    vlw por td ae!

    ResponderExcluir
  17. A maioria dos métodos mais conhecidos para indução de sonhos lúcidos, usam o mais forte recurso de tentar fazer a gente acordar quando estamos entrando nas maiores fases REM, as mais compridas, quando estamos chegando nas horas finais de sono.
    .
    Nesses ciclos finais, a fase REM está mais inchada, polpuda de sonhos! Vou detalhar mais isso num próximo post.
    .
    A "manha" é acordar no meio dessa festa de sonhos, ainda estar com sono suficiente pra voltar a dormir e assim indubitavelmente ficará moleza lembrar dos sonhos e quem sabe ficar consciente em algum(ebaaa!)
    .
    Tô no mesmo barco que tu. Volta das aulas, Trabalho bombando e o blog tbém ;) Agora, esse fim-de-semana bem que poderia ser caridoso e me presentear com alguns sonhos lúcidos espetaculares(a rotina da semana tá destruidora).
    .
    Abç e bons sonhos onironauta!

    ResponderExcluir
  18. Ei pedro, que metodo de lembrar dos sonhos vc esta usando?

    eu acabei de lembrar que eu tb tenho sonhos de premunição, quer dizer, provavelmente são sonhos mas coisas banais. Tipo durante o ano sempre tem umas 2 ou 3 vezes que alguma coisa totalmente banal acontece eu tenho aquela sensação de dejavu e a minha reação é a mesma do que eu tinha previsto, alias é assim que eu percebo o dejavu. É como se a memória fosse puxada na hora entende?!

    ResponderExcluir
  19. Resultado do experimento:
    No final de junho, na última semana antes de entrar em férias, o chefão geral comunicou que a mudança deve acontecer entre agosto e setembro...

    ... portanto meu sonho não conseguiu determinar quando seria a mudança do prédio, mas pelo menos acertou quando seria finalmente declarado o prazo final.

    Pode ter sido só uma coincidência?... Provavelmente meu cérebro não tinha ainda informações suficientes para fazer a simulação mais apropriada, mas parece ter acertado que em junho as coisas seriam definidas! o_O

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...