ÚLTIMOS

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Como ter sonhos lúcidos: regras básicas em 5 passos

Observando a quantidade de técnicas, métodos e dicas espalhadas pela internet e também por esse blog, resolvi reunir uma quantidade mínima de orientações para servir como um guia básico para ter sonhos lúcidos.

Um diário dos sonhos,  um método, algum teste de realidade e técnica para controlar o sonho.


Passo 1: Crie seu diário de sonhos. Anote pelo menos 1 sonho por dia, para exercitar sua memória dos sonhos, permitindo sua mente sensibilizar o reconhecimento daquela realidade.

Passo 2: Escolha um método. Pode ser o MILD, THOLEY, WILD ou outro de sua preferência. Mas escolha um e siga religiosamente.

Passo 3: Faça pelo menos 1 “teste de realidade” ou reality checks. Ligando e desligando interruptores, olhando para as mãos, observando-se em espelhos, puxando um dedo da mão ou olhando a hora...

Olhar para as mãos durante o dia se revela um dos melhores reality checks. Normalmente os dedos surgem embaralhados nos sonhos, em pitocos ou em muitos dedos!


Passo 4: Programe seu relógio para te despertar pela 6a hora de sono. Programe e quando acordar anote seu sonho. Caso tenha escolhido o método MILD, apenas anote seu sonho quando acordar. Depois volte a dormir, desejando serenamente ficar consciente enquanto sonha.

Passo 5: Vá equipado para seu sonho lúcido! Lembre-se que há ferramentas para prolongar a duração do sonho e controlar ele. Pode ser através do uso de portas, rodopiando no próprio eixo ou esfregando as mãos.

Use portas, espelhos, giros sobre o próprio eixo, olhe para o chão... o importante é saber que existem e que são extremamente úteis.

144 comentários:

  1. Opa Márlon , tudo tranquilo cara ? No começo de Janeiro achei seu blog , e resolvi acompanhar , então de lá pra cá , li todos as postagens . Vou continuar lendo . ^^

    Bom , tenho 3 coisas pra falar , e agradeceria se tentasse explicar .

    1 - Se eu olhar para as minhas mãos e elas ficarem gigantes , ou com mais dedos , vou achar normal . :P Sério , eu entro na minha casa , quando vou entrar no meu quarto , estou na rua , e isso é normal . O motivo disso tudo é que eu não consigo viver o sonho . Só apenas lembro deles . Meu primo diz que é fácil ter sonhos lúcidos , ele diz que tem quase todo dia , quando ele se concentra , mas estudei o seu blog e toda a internet pra saber que sonhos lúcidos são raros . Ele tem fama de mentiroso mesmo , será que é mentira o que ele diz ?


    2- Quando eu era menor , criancinha mesmo uns 6 ou 7 anos , acordava cedinho pra assistir desenho com minha irmã , e um certo dia , senti uma cutucada nas costas(mais pra um beliscão) , achei que era minha irmã me acordando , mas quando virei não tinha ninguém . Eu era meio mole aquela época(:P) e comecei a chorar com medo , e minha mãe me colocou em outra cama , mas , mesmo assim fiquei com medo e aconteceu um monte de coisa estranha . Não sei se sonhei ou estava acordado , mas eu sentia que estava deitado na cama , com os olhos fechados , mas eu escutava buzinas de carros , motos e ônibus , e eu sentia o vento que era provocado pelo movimento dos carros na rua . Era como se eu estivesse deitado numa calçada , e ao lado a rua bem movimentada . Será que tem alguma coisa a ver com sonhos lúcidos ?


    3- Depois de um tempinho estudando os sonhos lúcidos , e adotar o diário dos sonhos , resolvi tirar um cochilo .
    Antes de tirar o cochilo aconteceu o seguinte :

    Recebi uma amiga aqui em casa e fiquei conversando com ela sobre uma outra menina . A amiga que recebi em casa , falava mal da outra , eu só escutei . Depois de um tempo , essa minha amiga foi embora , e minha mãe estava tentando enviar uma mensagem de celular para o meu pai , e não conseguiu . Então , fui dormir e tive o seguinte sonho :

    'Eu estava sentado , ao lado da amiga que eu tinha recebido em casa , e ela ainda falava mal da outra menina . Depois de um tempo , levantei e fui para o quarto , e vi meu celular antigo no chão . Peguei o celular e gritei : " Mãe ! A senhora não tá conseguindo mandar a mensagem pra Pai pq o chip tá errado ." Então , acordei , mas não abri os olhos , mas podia sentir a claridade do sol bater em meus olhos , então , ali mesmo pensei : " Se eu me concentrar em consigo ter um sonho lúcido . " Tentei criar imagens na cabeça , mas nada aconteceu , então minha irmã passou ao lado da cama falou : "Esse menino só pensa ..." Não escutei o resto , mas ouvi minha mãe responder isso , lá na sala . Então , comecei a ficar nervoso e coloquei na minha cabeça que eu estava paralisado(paralisia do sono) , não conseguia me mexer , então bateu o medo de ficar assim o resto do dia . :P Mexi os dedinhos do pé , e de vez mexi a perna inteira , quase caíndo da cama . ' Aí percebi que quando acordei pela primeira vez , era um falso despertar . Perguntei a minha irmã se ele tinha falado aquilo , e ela disse que não . :O
    Se no falso despertar eu tivesse me levantado , eu seria capaz de controlar o sonho mesmo ?


    Desculpa por ter fazer isso tudo , e parabéns pelo blog ! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara você ainda não teve um sonho lúcido, só está com a memoria boa.

      Excluir
    2. Leia o artigo Tudo Sobre os Sonhos Lúcidos para mais informações sobre o tema.

      Excluir
    3. O Universo dos Sonhos Lúcidos é sem dúvida algo de maravilhoso, algo de superior.

      Excluir
  2. Obrigado pelas visitas e pelos elogios Victor!
    Tenho um prazer muito especial em poder pesquisar, escrever esses textos e trocar experiências. Não se acanhe em impostar relatos, dúvidas, sugestões, idéias ou críticas. Esse território é nosso e sem visitas como a tua, não teria sentido o blog ;)
    .
    1-Continue anotando os sonhos religiosamente(1 por dia está bom) e ao olhar as mãos quando desperto, conte os dedos, pensando que se não fossem os 10 tu estaria sonhando!... com o tempo das anotações essa percepção vai ficando mais INTENSA.
    Tu pode mudar o reality check tbém: olhar o relógio, pro espelho, puxar um dedo da mão etc..
    .
    Se é verdade, parabéns pra ele! Mas é comum confundirem a manipulação ou controle dos sonhos(vôo, virar super-herói, transar) com a consciência nos sonhos. E prolongar a consciência por lá para fazermos experiências novas que é o grande desafio afinal.
    .
    2- São experiências psicodélicas que o sono e os sonhos podem trazer. Nossas percepçoes são sentidas de modo alterado e algumas vezes se mesclando a alucinações, paralisia do sono e sonhos. Significa que tu tens boa capacidade pra ficar consciente durante essas experiências.
    .
    3- kkkkkkk yes man! Talvez uma alucinação hipnagógica que muita gente se apavora pelo realismo. E normalmente o universo que se materializa é do nosso quarto ou casa. Continue curtindo os sonhos com o prazer de experimentar eles,mesmo ainda não sendo lúcidos, mas junto as demais orientações.
    .
    O sonho lúcido sempre vem quando a gente menos espera!
    Bons sonhos onironauta!

    ResponderExcluir
  3. Vlw Márlon !

    Ah , tem outra coisa que esqueci de te perguntar :P . "Passo 2: Escolha um método. Pode ser o MILD, THOLEY, WILD ou outro de sua preferência. Mas escolha um e siga religiosamente."

    Rapaz , me explica o que é MILD, THOLEY e WILD ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas técnicas você acha aqui mesmo, vai fuçando que tu acha.

      Excluir
  4. Dois desses métodos eu tenho textos explicando:

    Método de Tholey:
    http://www.sonhoslucidos.com/2008/03/mtodo-para-aumentar-suas-percepes-num.html

    MILD:
    http://www.sonhoslucidos.com/2010/09/metodos-mais-conhecidos-para-conseguir.html

    ResponderExcluir
  5. Prefiro o MILD !
    Mas ainda vou criar um método próprio que vai dar certo(tomara!). ;)

    Obrigado de novo cara !
    Estarei sempre por aqui . ^^

    Abração !

    ResponderExcluir
  6. O MILD é criação do LaBerge. Eu uso os dois. Mas sou mais o Tholey.
    Quando tiver um tempo vou descrever o WILD.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Opa! Marlon! Deixe-me perguntar. É obrigatório o diário onírico ser escrito logo após acordar, ou pode ser feito em outro momento do dia? Ficar acordando a esposa ligando a luz, ou tentar escrever no escuro não é muito conveniente.

    ResponderExcluir
  8. Iaew Márlon tudo bom? eu tava vendo algumas coisas pro meu blog (pandasblogg.blogspot.com) quando sem querer cai no seu, e nossa, fiquei impressionado com essa de sonhos lúcidos... confesso que já tinha lido algo a respeito, mas nunca imaginei que haviam métodos, como posso dizer, acessíveis pra atingir esse estado, comecei a pesquisar mais sobre o assunto depois de ler essa postagem, parabéns pelo post e parabéns pelo blog :D

    ResponderExcluir
  9. Marlon, podemos optar pelo uso de videos ou aúdios para induzir os sonhos lúcidos ao invés dos métodos WILD, THELOY e MILD?

    ResponderExcluir
  10. E aí Geowany!
    Eu tenho esse probleminha também. Ganhei um "quebra-luz" que uso numa escrivaninha convenientemente afastada da cama ;)
    .
    .

    Mto bacana o teu blog Noia!
    Grato pelos elogios ;)
    Fiz uma visita lá também! Parabéns!
    .
    .
    Igão,
    Pode sim, mas as chances de ter um sonho lúcidos podem diminuir bastante.
    A relevância dos métodos é bem maior do que os vídeos.
    .
    Abraço e bons sonhos a todos!

    ResponderExcluir
  11. po marlon, e é obrigatório esse lance de colocar o celular pra despertar depois de 4 horas de sono? fica tenso isso aí pra mim

    ResponderExcluir
  12. achei fascinante o site,sou gnostico,gosto de leituras esotericas.os sonhos lucidos relatados no site eu conhecia por viagem astral.quero saber como posso acessar meu subconsciente pelos sonhos?para conseguir cura de traumas e aumentar minhas potencialidades?!

    ResponderExcluir
  13. Oi Igão,

    Ah! Nâo é obrigatório não. Aliás o mais comum é se programar para acordar após 6 horas de sono(vide WBTB e MILD). O CAT talvez sugira algo parecido pois ataca também diretamente as fases REM do sono.
    O negócio é tu ler algum desses métodos que tu ache mais compatível contigo.
    .
    .
    E aí Paulo!

    Seja bem-vindo!
    Mesmo que a perspectiva escolhida aqui no blog seja talvez mais experimental-científica(tenho me esforçado pelo menos), ainda assim tenho certeza que há bastante material interessante para quem é mais próximo da área esotérica. Tenha certeza que tua visão sempre será bem-vinda.

    Sobre as perguntas. Elas vão direto a pontos bem fascinantes.
    Com relação a possibilidade de mergulho no subconsciente, mesmo nos sonhos comuns, sabemos que ele está presente o tempo todo e as simples anotações no diário de sonhos nos permitem presenciar muito o que há por lá! Talvez seja uma das melhores maneiras.
    Através dos sonhos lúcidos, levamos nossa consciência diretamente pra lá e o próximo passo é explorar ao vivo e mais próximo do que nunca como está e o que há por lá.
    As potencialidades a serem desenvolvidas apenas estão sendo descobertas ainda. Há muita especulação, hipóteses e experimentos a serem realizados. Chegasse a ler o texto sobre o tempo nos sonhos? É fascinante! A Beverly D'Urso possui experiências sobre as demais potencialidades... o texto com ela é bom nesse sentido. Logo logo vou trazer mais sobre esses assuntos.
    Abraço a todos e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  14. Eu estou com o mesmo caso do Victor, mas eu nem mesmo me lembro dos meus sonhos. Estou seguindo o método WILD, mas até hoje, toda vez que tento, acabo dormindo de verdade.

    T
    ento anotar tudo que me lembro dos sonhos, mas nada ainda. Raramente, uma vez por semana, lembro-me de flashes ou do que sentia e escrevo assim mesmo, como sugeriu que fizesse em algum post que não me lembro.

    Mas faço isso desde o ínicio de Março e nada de lembrar-me dos sonhos ou de ter um sonho lúcido. E agora? >.<

    ResponderExcluir
  15. Oi Junior,
    .
    Tem que seguir a recomendação da Psicóloga Ph.D, Gayle Delaney. Ele é uma das maiores pesquisadoras do mundo sobre método de interpretação dos sonhos e por isso depende diretamente que seus pacientes tragam seus sonhos para ela:
    http://www.sonhoslucidos.com/2010/12/como-lembrar-dos-sonhos.html
    .
    Siga com atenção e carinho as orientações dela que inevitavelmente tu vai ter sucesso em lembrar dos teus sonhos. E como diz ela chega ao ponto de lembrar mais do que tem tempo para anotar! rsrsrsrs
    .
    Quanto ao WILD, particularmente eu acho ele mais complexo e recomendo apenas para quem já teve algum sonho lúcido e alguma experiência. Não curto o lance de sentir a paralisia hehehehehe

    ResponderExcluir
  16. Olá Marlon, eu sou o victor lima e quando eu era criança tive um sonho lucido :eu estava na varanda da minha antiga casa jogando bola e derrepente ouvi o despertador tocar, o barulho que vinha do ceu na verdade era realmente o despertador q tocava 7 da manha(ao lado da minha cama) para eu ir p o colegio. Me dando conta q tdu não passava de um sonho(tendo lucidez do sonho) tentei acordar mais não consseguia, corri de um lado para outro e me lembrei de que nos meus sonhos quando eu caia de algum lugar eu "tremia" e acordava , subi em cima da casa e me joguei do telhado. desse modo como previsto eu me assustei(tremi) e consegui despertar do sonho. ja tive inumeras experiencias com diversos tipos de sonho e sempre me interessei nem sabia q existia pessoas tão interessadas como eu .. keria saber se o sonho q eu tive foi realmente um sonho lucido, qual a forma mais facil de ter um sonho lucido novamente , e se a frequencia de sonhos lucidos podem ser prejudiciais confundindo as pessoas entre sonho e realidade ?

    adorei o blog parabens!!

    ResponderExcluir
  17. Queria saber daquele filme "A Origem" o filme é baseado em formas reais de sonhos lúcidos?

    Ah, e logo depois que eu vi o filme, pela primeira vez que me lembro, tive um sonho lúcido:

    Eu estava na minha escola, na aula de educação física, dai nós tínhamos que correr e pular o mais longe que desse ali na caixa de areia, dai quando chegou a minha vez de ir, gritaram meu nome : VAI EDUARDO!! , dai do nada mechi a cabeça e me toquei que era um sonho, minha mão começou a ficar gelada,e do nada começou sair "Gelo" dela e e comecei a voar pela escola inteira.

    Ah, e acordei fui pra aula e a primeira aula era educação física, só que no caso era volley '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca! Meu primeiro SL também foi depois de assistir Inception - A Origem! Foi a partir daí que eu comecei a pesquisar sobre sonhos *-*

      Excluir
    2. Eu ja assisti tbm A Origem mas não foi ela q me trousse aq
      e sim um sonho meu.
      Sim de vez em quando tenho sonhos premonitórios e q preveem o meu futuro mais...
      no meu sonho eu estava entre dois mundos o bom e o ruim e tinha um estrada de pedra na minha frente e mesmo eu n querendo fui andando até encontrar um placa escrita "sonho lucido" e dps disso acordei e fui logo pesquisar oq era "sonho lucido" (OBS;na época eu não sabia oq era sonho lucido)
      em e hj estou aq neste blog querendo partcipar da irmandade
      =D

      Excluir
  18. Oi Victor Lima!
    .
    Pode ter sido sonho lúcido, mas tbém pode ter sido apenas uma reação automática sua, apenas querendo acordar. Quando estamos conscientes num sonho, conseguimos raciocinar dentro dessa percepção de que tudo é criação mental nossa.
    .
    A única posssibilidade de ficar na dúvida se tu está sonhando ou não enquanto acordado é se estiver bêbado, tomando algum medicamento etc..
    .
    Já nos sonhos é MTO frequente essa dúvida. Daí explicar a grande eficiência dos Reality Checks!

    ResponderExcluir
  19. Speed,
    A Origem é apenas inspirado em pesquisas sobre os sonhos lúcidos. Repare como todos entram nos sonhos sem dificuldade alguma de saber q estão sonhando. Exceto a Ellen Page, a arquiteta no começo.
    .
    Mas a parte científica ali teve q dar espaço para o fantástico no filme e assim permitir q a história criada, pudesse fluir melhor.
    .
    Por exemplo, a história de níveis e tempo nos sonhos. No máximo o que podemos criar nos sonhos são falsos despertar. E pelas experiências com tempo(publicadas por aqui) nos laboratórios do sono há equivalência de tempo. Exceto para realização de exercícios.
    .
    Abraço e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  20. Uma vez eu fui dormir e no sonho eu só conseguia escutar meus pensamentos tudo escuro eu senti que fiquei entre doi sonhos eu sabia que estava sonhando mas não conseguia me mexer, dps eu relaxei e acordei. fiquei com muito medo. Isso pode acontecer de novo ¿

    ResponderExcluir
  21. Oi Louyse,
    Foi só uma percepção maior que tu tivesse do teu estado do sono. Nada com o q se preocupar. Existem pessoas q sofrem cronicamente de paralisia do sono por exemplo e ainda assim conseguem compreender e superar o medo inicial.
    Talvez lendo mais sobre a neurofisiologia do sono, fases REM e outros assuntos sobre o sono e sonhos tu fique mais susse sobre isso ;)
    Abraço e bons sonhos onironauta!!

    ResponderExcluir
  22. Oi...

    Não consigo dormir mais...
    tenho sonhos horiveis...
    sonho que sempre estou matando alguém e dando risada...
    eu não acho normal isso, me assusto de vez em quando.
    ja me peguei acordando de pé no meu da sala duas veses essa semana e juro que não me lembro de nada. fui sombolo quando era pequeno, mas essa semana isso andou voltando.
    Teve um tempo onde eu podia controlar pedaços do meu sonho e até meio que fazer mudanças nele, tipo, como fazer aparecer de volta um periquito de que eu gostava quando era criança.

    MAS HOJE EU NÃO AGUENTO MAIS....
    eu moro no 6 andar do meu predio, um dia desses ainda vou cair se eu não me segurar em meus sonhos.

    meu ultimo sonho.
    FOI UM PESADELO INFERNAL!!!
    sonhei que estava escrevendo na minha pele com uma faca.. dai acordo e vi que estava aranhando meu braço, fiquei com ele assim o dia todo.
    se alguém ler isso, saiba que, jamais faça o que fiz.

    Não bata eu mate ninguém de seu sonho...É SERIO!!!
    as pessoas que vemos neles por mais que se pareçam com as pessoas da vida real, são só projeções de nossas mentes e se vc machuca ela, ela vai tentar se defender, no meu caso, pesquisei, fui ao psicologo já ontem e o jeito naum é mais sonhar e tomar remedio pra naum sonhar mais.
    Só sei que meu sub-consiente esta extremamente bravo comigo, e mato pessoas antes que elas me matem em meus sonhos, assim me defendo, mas o pior de tudo, é que matar elas em sonho, começa a ficar gostoso de fazer.
    Não sou nem um tipo de maniaco ou doente...

    SÓ ESTOU FALANDO OKE ESTOU SENTINDO...


    lamento incomodar...

    até mais.. :/

    ResponderExcluir
  23. Oi Tulio,
    .
    Confie nos profissionais que tais frequentando e siga as orientações deles.
    Saúde sempre em primeiro lugar e pelo visto tais precisando se dar muita atenção.
    .
    Boas melhoras pra ti! Abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  24. Hoje pela primeira vez consegui aplicar a técnica do reality check (olhar pras mãos) dentro do sonho e obter um sonho lúcido! Faz mais ou menos um mês que de vez em quando (não todo dia) olho pra mão, e agora funcionou. De fato meus dedos eram tortos no sonho, o polegar parecia uma garra... enfim. Mas curiosamente o esmalte que eu usava no sonho era o msmo que estou usando. rs
    O mais curioso pra mim foi que, depois de me dar conta que estava sonhando, olhando minha mão distorcida, senti uma sensação de arrebatamento, como se tivesse sendo puxada pra cima, pro céu. Mas não acordei.
    Sempre usei essa técnica de rodar no próprio eixo pra me "teletransportar" nos sonhos, mas nao sabia que servia pra evitar que acordasse... bom saber!

    ResponderExcluir
  25. Oi Paula!
    É a técnica do Stephen LaBerge para prolongar o sonho lúcido(a do rodopio). Como tu já deve bem saber ela provoca falso despertar de vez em quando.
    Impressionante como o reality check das mãos tem uma eficiência grande para maioria dos onironautas! Legal q não foi diferente pra ti! Não esqueça de fazer aqueles questionamentos eqto olha pra elas("estou sonhando ou não?").

    ResponderExcluir
  26. Cara, fantástico! Já tinha lido algo sobre, a partir de hoje começarei a fazer os ''treinamentos''. Sempre sonhei muito, já tive paralisia do sono algumas vezes e diversas vezes no sonho percebo estar sonhando, geralmente quando conquisto algo que almejo muito na vida real (como ganhar na mega sena, por exemplo! =) sempre cai a ficha ''putz, mas é só um sonho... Mas a partir daí nunca o controlei, e também nunca tentei. Gostaria de saber se de FATO a gente VIVE o sonho, estamos totalmente lúcidos vendo os fatos? Obrigado pelo blog!

    ResponderExcluir
  27. Oi Renan! Desculpe a demora em responder. Estou viajando e daí a demora nas respostas ;)
    .
    Pelo jeito tu já vem com uma bagagem bem interessante, considerando tuas experiências com a paralisia do sono e a percepção de estar sonhando. Mas em seguida? Acorda, tem falso despertar... se deixa levar pelo sonho?...
    .
    Ter consciência num sonho é conseguir raciocinar durante ele, não se perder ou ficar no "automático". E essa experiência é muuuuito intensa.
    .
    É como despertar numa realidade que até então a gente estava adormecido, presenciar um estado mental que era ignorado e realizar experiências fantásticas com o nosso subconsciente e claro, também com o controle dos sonhos(sem se afobar).
    .
    A resposta provavelmente tu já imaginava... e creio que a melhor maneira de compreender ela é seguindo até o fim da toca do coelho ;P
    .
    Certeza que o WILD tem boas chances de ser um método ótimo pra ti.
    E eu q agradeço a troca de experiências Renan!

    ResponderExcluir
  28. Grande Márlon! Não consigo parar de ler seu blog cara, parabéns pelo trabalho, e obrigado pela resposta!

    Hoje eu estive MUITO próximo de um sonho lúcido. De tanto pensar no assunto, hoje durante o dia sonhei algo bem detalhado, em determinado momento do sonho eu estava deitado no sofá e um controle remoto me incomodava. Então, tirei ele de baixo de mim e achei mais de 10 controles ali, então virei para minha namorada e disse "amor, isso é um sonho, eu não tenho tantos controles assim! Vou fazer um reality check'' (até então, no automático, como você disse!) mas cara, aí veio um problemão, minha namorada disse ''amor, você esta me assutando, você está acordado, pare de fazer isso, você está ficando maluco!'' então no sonho fiquei inibido e continuei no automático, tomei uma certa ciência de ser um sonho mas não consegui ter absolutamente controle nenhum dos meus atos, apesar da leve ciência do sonho. A partir dali parti pra outro sonho sem saber como, no qual eu lutava com o Freddy Kruger, pensei comigo diversas vezes ''se isso é um pesadelo é só eu dominar esse cabra!'' mas não foi por conta própria, foi mais pelo fato de seus filmes serem assim.
    A propósito, existe alguma técnica pra gente não dar bola pras pessoas do sonho nesse sentido? Tenho medo das pessoas me acharem ''loco'' no sonho e acabar não conseguindo seguir...

    E mais, tenho tentado o método WILD como você disse, mas tenho o problema de trabalhar de madrugada e dormir durante o dia, o barulho da rua acaba de atrapalhando, apesar de dormir com ''tapa ouvidos''. Talvez algum outro método possa me ajudar? Cheguei a esse sonho que relatei usando o MILD pela primeira vez, dormi 4 horas, levantei, assisti 30 minutos de um filme interessante e voltei a dormir!

    Abraços cara, boa viagem pra você!

    ResponderExcluir
  29. Oi Renan! Bem contagiante o teu relato. Parece que a percepção de ser um sonho tu teve, mas faltou conseguir manter a consciência por lá.
    .
    O melhor é que tais procurando rastrear a causa da falha. Pelo teu relato vou chutar que tá faltando um reality check mais compatível e que não te deixe na mão... por falar em mão... pra mim ela anda funcionando tão bem que quando penso em olhar pra ela nos sonhos sei que estou sonhando e aí é só alegria.
    .
    Pode ser um dos motivos, recomendo que tu leia alguns textos como o Método de Tholey. Sobre os passos-chave como fazer perguntas "Estou sonhando ou não?"(de preferência olhando para as mãos)- como diz o LaBerge, nos sonhos a dúvida é bem comum, mas quando acordados, não temos mais dúvidas.
    .
    Abraço e bons sonhos onironauta!

    ResponderExcluir
  30. Ai Márlon, tudo bom?
    Primeiro parabéns pelo blog está muito bom, e segundo eu tenho 15 anos e gostava de saber se eu também posso ter sonhos lúcidos?

    ResponderExcluir
  31. E aí Kokas! Seja bem vindo(a)! Qualquer pessoa pode ter sonhos lúcidos sim. Não tem segredo algum. Existem os Métodos, técnicas e orientações que facilitam bastante.
    .
    Aqui no blog está reunido uma quantidade boa de material, tanto para o leigo, quanto para quem quer desenvolver mais essa apaixonante habilidade ;)

    ResponderExcluir
  32. Obrigado pela resposta Márlon, só mais uma coisa, pode acontecer eu não conseguir acordar dum sonho lúcido.

    ResponderExcluir
  33. Fica susse kokas. Os iogues tibetanos praticam sonhos lúcidos há séculos e não sofrem efeitos colaterais.
    .
    Desde a década de 70 que diversas universidades e centros de pesquisas se dedicam a pesquisar o tema. Não há qualquer registro de problemas causados por sonhos lúcidos, como por exemplo não conseguir acordar ;)
    .
    Fiz um texto sobre essas dúvidas:
    Texto sobre ausência de efeitos colaterais

    ResponderExcluir
  34. Obrigado pela resposta Mestre.
    Assim fico mais aliviado.

    ResponderExcluir
  35. Eu tava logado com outro email e nem vi rsrsrsrs q horrível q ficou esse "mestre" kkkkkkk

    ResponderExcluir
  36. Olá Márlon, aqui é o Pedro. Adorei o seu site e saiba q fiquei muito interessado nesse assunto de sonhos lúcidos. Tenho algumas dúvidas em relação a esse assunto aliás ja lí aqui msm no site muitas dicas, métodos como o MILD e etc. Quando eu tinha 12 anos (não tem muito tempo =S) eu tive um sonho na qual tinha noção pela primeira vez q era um sonho. Eu me lembro q eu estava em um local perto de uma padaria anoite dentro de um carro (por algum motivo eu sabia dirigir) . Então eu disse: cara eu estou sonhando. Me lembro também que nesse sonho eu estava desejando mt ter dinheiro so que não estava conseguindo obtê-lo. Então me lembro que eu disse: Poxa nem em um sonho eu consigo ter dinheiro fácil rsrs. Porém meu cérebro criou o cenário, e eu meio q tinha noção, mais me controlava 50% e as outras 50% o cérebro controlava, tanto que esse msm motivo de desejar dinheiro foi o próprio cérebro q o criou. Quero saber se isso realmente foi um sonho meio lúcio ou realmente foi lúcido.

    Também estava com a dúvida de quando nois saibamos que estamos dentro de um sonho lúcido, agente tem total controle sobre ele aponto de estar em qualquer local q eu quiser e de repente der vontade de voar ou algo do tipo e isso sera feito normalmente.

    Também preciso ficar acordando a cada 2 ou a cada 4 horas durante a noite para realizar o sonho lúcido ou existe outra maneira?

    Brigadão e Abraços.

    ResponderExcluir
  37. Olá Mikakusu!Seja muito bem-vindo!
    .
    Controlar um sonho e estar consciente nele são coisas diferentes. Pode acontecer de conseguir controlar coisas num sonho, mas ainda permanecer no "automático".
    .
    Ao mesmo tempo, pode perfeitamente ficar consciente ou lúcido, mas não conseguir controlar coisa alguma. É comum!
    .
    Na maioria das vezes quando a gente tem dúvida se ficou lúcido ou não num sonho, ficam duas hipóteses mais prováveis:
    1) Deixamos de anotar na hora certa e esquecemos a maior parte do sonho.
    2) Não ficamos lúcidos.
    .
    Pelo teu relato parece mesmo que tu ficou consciente, pois chegou a refletir sobre a tua situação frustrante! ;P
    .
    Não faça isso de ficar acordando a cada 2h ou 4h. No máximo num final de semana esporadicamente ou em algum dia das férias, pois prejudica bastante a qualidade do sono.
    .
    Abraço e bons sonhos onironauta!

    ResponderExcluir
  38. Poxa muito obrigado por responder Márlon. Outra coisa que esquecí de perguntar é se vc consegue controlar normalmente os sonhos lúcidos a hora que vc quiser (digo toda vez que for durmir ,quando quiser) ?

    Outra, é preciso sempre anotar o seu sonho e quando anota-lo? Alías eu lembro de um sonho a cada 1 ou a cada 2 semanas e ainda não por completo.

    Muito obrigado , Abração! Aliáis aqui é o mikakusu ( essa conta que ta mt bugada e nao saiu o nome dessa vez o.o )

    ResponderExcluir
  39. Vou fazer logo logo um texto sobre controle dos sonhos. O que posso te adiantar é que não vale a pena querer forçar o domínio sobre o sonho. Tem que ser uma coisa mais sutil ou passiva.
    .
    Particularmente eu prefiro usar a técnica das portas quando desejo mudar o cenário, encontrar alguém ou algo.
    .
    As anotações são importantes para melhorar nossa capacidade de recordação dos sonhos. Caso essa capacidade não seja boa, corre-se o risco de conseguir ficar lúcido, mas nem lembrar do sonho.
    Tem bastante textos para auxiliar nisso. O que escrever no diário, frequencia etc..
    .
    Bons sonhos Mikakusu!

    ResponderExcluir
  40. *A alguns dias tenho sonhado com uma menina na qual nunca vinsomente por foto,nunca nos falamos pessoalmente nem nada do tipo.
    Os sonhos são totalmente lúcidos,posso senti-lo,toques,cheiros,sons,etc...Com algum esforço posso até muda-lo.
    Já tive sonhos assim antes,mas a muito tempo atrás.
    Isso é normal ? Por que realmente é muito,muito estranho...

    ResponderExcluir
  41. E aí Eduardo!
    Não dá pra gente ficar dizendo o que é normal ou não é em sonhos... exceto quando coisas estranhas começam a acontecer na vigília, claro.
    Me parece que são sonhos bem intensos e tens é que aproveitar. Desenvolva suas técnicas, experimente coisas que não fez antes... tua imaginação é o limite! ;P
    .
    Pode também explorar esse sentimento de achar estranho no próprio sonho. Investigue porque tua mente cria essa menina. Que emoções ela te transmite, como é normalmente o cenário que envolve vocês... a gente tem que se munir de algum senso crítico as vezes ;) Afinal os sonhos refletem muito alguns pensamentos ou emoções eqto dormimos.

    ResponderExcluir
  42. Márlon esse Eduardo de cima ae , é meu amigo . Eu estou ficando assustada com esses sonhos que ele anda tendo , porque agente nunca se viu e ele senti meus toques nos sonhos dele senti tudo , Eu só queria poder entender O porque que SOU EU nos sonhos & sera que é algum sinal sei la ? Ele ja pediu pra mim fexar os olhos antes de dormir e imaginar alguma cena nossa , mais eu não consigo sentir nada :S obg *-*

    ResponderExcluir
  43. Oi Jeniffer!
    Qualquer um pode criar o que quiser num sonho através de "Incubação de sonhos" ou mesmo controlando os sonhos.
    Não vejo problema algum nisso Jeniffer. Mas isso tem que ser resolvido entre vocês.
    .
    Na verdade é uma brincadeira bacana que pode ser feita entre onironautas: combinar entre si de sonhar com um mesmo cenário, tipo uma casa, uma sala ou qualquer lugar que seja bem fácil de visualizar para os dois(ou mais pessoas).
    .
    E... quem sabe ambos não conseguem sonhar com as mesmas coisas?! Tem onironautas que curtem isso(especialmente os norte-americanos) e objetivam mesmo conseguir ter sonhos compartilhados. Infelizmente por enquanto fica só no terreno das tentativas e curtição.
    .
    Quem sabe no futuro com alguma tecnologia extra?
    .
    O primeiro passo pra ti conseguir ficar consciente num sonho é escolher algum método. Por exemplo o MILD, Tholey etc..
    .
    Faça um tour no blog e tenho certeza que tu vai ficar fascinada!

    ResponderExcluir
  44. Marlon eu queria te fazer uma pergunta,eu uma vez sonhei que estava acordando e quando eu se levantei eu vi minha casa toda destruida(sem telhado,algumas partes da parede e com os pisos quebrados)ai eu fiz o reality check de olhar para as mãos e o reality check de atravesar as paredes,quando eu olhei para as minhas mãos elas estavam com dedos tortos e de tamanhos diferentes,depois eu fiz o teste de atravesar a parede e eu consegui,ai o estranho foi que eu sabia que estava sonhando mas não consegui me controlar,depois de fazer os reality checks eu sai destruindo tudo e não conseguia me controlar isso é normal de ter conciencia no sonho mas não poder se controlar?

    ResponderExcluir
  45. Não vejo motivo para se preocupar. Pode ser uma boa alternativa, dar atenção maior para anotação dos teus sonhos.
    Tentar interpretar eles, verificando se há algum padrão de temas repetitivos que lembrem esse sonho que tu teve. Mas nesse caso estamos fugindo da área dos sonhos lúcidos.
    ,
    De qualquer forma, uma vez que tu verifique que esse tipo de sonho acontece oom certa frequencia, aplique o Método de Tholey, pois ele prevê em um de seus passos, a indução de sonhos lúcidos através de temas recorrentes nos sonhos.
    .
    Por fim, vale lembrar que controlar um sonho é diferente de ficar consciente nele. Como tu bem já experimentou. Fiz alguns textos sobre o tema aqui no blog.
    .
    Abraço e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  46. Valeu Marlon
    eu vou começar a usar o metodo de Tholey hoje e quando eu conseguir eu posto meu comentario aqui
    valeu.

    ResponderExcluir
  47. eu quero tentar mais como eu fasso para acoradar?? to com medo o.o muiot bom site!!!

    ResponderExcluir
  48. Sem stress Gui. O sonho é criação mental tua, portanto não há qualquer coisa que possa te fazer mal, exceto tu mesmo... e só em sonho ;)
    .
    O mais difícil é prolongar por muito tempo a experiencia. No início alguns segundos, poucos minutos e só com o tempo mais minutos. É muito comum a euforia no início e acordar em seguida.
    .
    Abç e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  49. Uma outra dica é começar a analisar tudo o que é possível e o que não é ex: sonhar que está voando se você tiver consciência que é impossível você pode deduzir que é um sonho e quando fizer isso você se torna um deus e faz qualquer coisa que quiser pode ter ser arem, viajar pelo universo, pode virar o Goku é muito bom ter sonhos lúcidos e acredito que com muito esforço e dedicação poderemos acessar a nossas memorias passadas e rever o que quisermos através dos sonhos lúcidos. Já tive experiencia com sonhos lúcidos e é difícil manter o controle no sonho mais com dedicação conseguimos ter controle.

    ResponderExcluir
  50. EI Marlon grande blog que voçe tem aqui olhe eu estou morto por ter um sonho lucido mas nao consigo ja li muita coisa mas ta dificil, eu me lembra quando eu era mais novo ter um sonho em que eu tava na minha escola e de repente vem um tsunami e juro ke nao sei como virei para mim proprio e dsse "TOU SONHANDO" E durante uns segundos consegui lançar teias de aranha como o homem aranha e foi uma sençasao louca e queria ter novamente porke isso do sonho lucido é uma coisa ""LOUCA""""""""!!!!!!!!!!!!!!!! Brigado

    ResponderExcluir
  51. E aí!
    É muito, muito intenso ficar consciente num sonho. Tua experiência com tsunâmi lembra a do Bruno Grego - entrevistado aqui no blog - e quem sabe é um belo sinal das boas possibilidades pra ti desenvolver bem a habilidade.
    Tais utilizando qual método? Anotando os sonhos?
    Abs e seja bem-vindo!

    ResponderExcluir
  52. ei marlon sou aquele do tsunami referido em cima, olhe eu ja ando algum tempo a pesquisar este tema do sonho lucido e foi ainda ontem que encontrei este blog e tou impressionado com estas coisas cara e so ontem começei a fazer o metodo ke me dou melhor que é o metodo tholey, e cara fiz as coisas mencionadas pergunteime se tava sonhando varias vexes e a imaginar eu a ter o sonho, e nao é ke no sonho da noite passada tive um sonho com um meteorito gigante tinha caido e de repente sabia ke tava sonhado e olhei para as maos, mas o mais estranho é ke as minhas maos pareciam normalissimas mas eu sabia ke tava a sonhar mas nao consegui controlar.... olhe eu ainda nao anoto os sonhos mas eu lembrome de kuase todos ke tive esta semana isso pode ser uma vantagem? Brigadao marlon :)

    ResponderExcluir
  53. Olá Tsunami! ;)
    Parabéns pelo sonho lúcido e conseguir flagrar a falha no teu reality check.
    Isso pode mesmo acontecer e a saída pode ser simples: olhe para outro lugar e volte a olhar para suas mãos, contando os dedos. É muito raro não dar certo com essa contra-medida. Porque a lógica no sonho não consegue se manter por muito tempo e isso é infalível.
    Olhar para um relógio e acionar interruptores também são muito eficientes.
    .
    A lógica-mecânica do sonho não consegue forjar ou imitar por muito tempo a lógica do mundo real ou do estado desperto. Nosso subconsciente faz só o basico, sobrecarregando na fantasia ou imaginação.
    É só questão de tempo pra ti pegar a manha. ;)
    Já assistiu Waking Life? Retrata muito bem tudo isso.
    .
    E não deixe de anotar os sonhos companheiro! Isso ajuda e muito, tanto para o reconhecimento do estado mental dos sonhos como para ti fazer análises e estudar a coisa toda.
    .
    ;)

    ResponderExcluir
  54. Ola mais uma vex do sr "Tsunami" brigado marlon olhe eu irei seguir religiosamente o metodo tholey e irei tambem tentar faxer mais reality checks para me habituar melhor

    Brigadao

    ResponderExcluir
  55. Imagina! É um prazer ter contribuições de onironautas como tu ;)
    É uma das belas motivações que me mantém interessado em seguir forte no blog! Continue trazendo tuas experiências Mr. Tsunami! ;D

    ResponderExcluir
  56. Daki mr Tsunami esta noite tive mais um sonho consiente mas nao consegui controlar outra vex olhei pa mao pra ai 3 vexes e realmente tinha os dedos tortos mas o ke se passou foi o seguinte tava eu numa loja de cds e dvds e de repente vi uma guitarra ke era eskesita era mesmo todaaa BRANCA e eu entao peguei nela fui kuase de gatas ate á saida da loja pk estava a roubala kuando de repente apareceu uma mulher ke era funcionaria na minha escola bem jeitosa ke me começou a ralhar e eu derepente olhei para mao e disse sera ke tou a sonhar? e derepente passei a saber ke estava a sonhar mas nao consegui controlar, pedi a mim proprio para ke aparecece alguem ou ke explodisse a cabeça da funcionaria mas nada so me lembra de pegar nela pelas maos e começar a dar voltas e voltas ela ate ja ia no ar kuase e derepente apareceu em vex dela uma rapariga ke eu ja ando a gostar á muito e derepente saiu desparada das maos e voou e eu acordei logo a seguir? Nao consegui controlar nao percebo... Marlon peço tua atençao "porke nao konsigo controlar?" Brigadao

    ResponderExcluir
  57. Olá Mr. Tsunami!
    Creio que a resposta mais simples é: ficar consciente num sonho ou ter um sonho lúcido não é o mesmo que controlar o sonho.
    .
    Stephen LaBerge alerta no seu livro para não se afobar em querer "forçar o controle" durante o sonho.
    .
    Particularmente eu utilizo a "Técnica das Portas", seja para encontrar quem eu quero, mudar o cenário ou prolongar o sonho.
    .
    Abs Mr. Tsunami!

    ResponderExcluir
  58. OI marlon la vai o chato do Mr Tsunami eu sei mas keria te contar os progressos dos meus sonhos, Hoje adormeci normalmente e o meu sonho foi mais uma vex eskesito desta vex foi um pesadelo, tava eu e um amigo meu a falar no meio da estrada kuando de derepente a mae dele veio buscalo kuando de repente aparece um homem de idade la ao longe e eu e o meu amigo gozamos kom o homem e o meu amigo la foi embora e eu entao tava indo para casa e eu nao konseguia andar normal andava muito mas muito lento e derepente o homem vinha-se a rir atras de mim e akilo meteu mesmo medo kuando ele tava a kuase me matar ou algo do genero eu disse para mim sem tar consciente eu kero eu acordar disto e derepente acordo e eram ainda 2 da manha e eu me tinha deitado as 23 por ai portanto eu poderia ter tido um sonho lucido mas a minha mente nao me deixou é komo se nao tinha reaçao..... Brigado uma vex mais

    ResponderExcluir
  59. Olá Marlon, eu sonhei que eu estava em um lugar não me lembro onde, um homem estava conversando comigo e no meio da conversa ele estava me explicando como saber que eu estou sonhando então ele pegou uma flor branca com quatro pétalas e ele me disse que toda vez que eu ver esta flor significa que eu estou sonhando e eu balancei a cabeça confirmando que tinha entendido e depois acordei. Será que tive um sonho lúcido mas parecia tudo tão real.
    Em outro sonho que eu tive eu percebi que estava tudo tão estranho aí eu puxei meu dedo e percebi que ele esticou e minha mão estava embaçada eu percebi que eu estava sonhando mais não consegui controlar parecia que era tudo real depois eu acordei, será que tive um sonho lúcido?

    ResponderExcluir
  60. Olá onironauta,
    Caso tu tenha conseguido se manter consciente no sonho por algum tempo foi de fato um sonho lúcido. Caso apenas tenha percebido que era um sonho e acordou, então a consciência não teve tempo pra se fixar.
    ;)
    Na situação de tu não lembrar direito o que aconteceu, é possível que tenha ficado consciente e ter sido um sonho lúcido, como acontece pra muita gente que nem sabe o que é sonhar lucidamente ;p
    .
    Recomendo intensificar teu diário de sonhos. Logo logo tu vai anotar um sonho lúcido dos bons!

    ResponderExcluir
  61. Ei marlon ja tive outro sonho lucido e foi mesmo daqueles mesmo longos, eu esta normalmente em minha antiga casa e eu tava no quarto do meu irmao sentado numa cadeira enquanto a minha mae arrumava a cama derepente a minha mae me falou "olhe hoje nos vamos visitar a tua tia piedade que ela ja ta melhor"
    e eu infelizmente sabia que no estado de vigilia ela tinha falecido de cancro, e em entao disse para mim isto é um sonho olhei para a mao e ela estava direita mas começei a fixar o meu olhar na mao e ela parecia as vezes indo derretendo e entao fui para fora de casa, desci a rua e fiz muitas coisas mesmo e chegava rapidamente aos lugares onde pretendia ir e tive um sonho que parecia ter demorado mesmo muito tempo so que derepente sonhei que tinha acordado e o sonho começou outra vex a fluir, e increvelmente passouse no mesmo sitio onde eu tinha ido,,,,, eu penso que ja atingi o super sonho lucido e ja tenho pelo menos dois sonhos lucidos por semana e tudo graças a este site brigadão mesmo,,,,,,,,, grande marlon

    ResponderExcluir
  62. luis_carlos_corgan2 de janeiro de 2012 11:27

    Ei Marlon oi, olhe eu ja algum tempo que estava visitando este blog que esta fenomenal, e eu ja ando a misturar algumas dicas de alguns metodos, tais como acordar 6 horas depois do sonho normal e depois ocuparme kom alguma coisa, e tar sempre a faxer reality checks (o ke mais utilizo é os da mao) e o ke eu nao faço por preguiça é anotar os sonhos mas eu isso, tenho de me prepara para isso mas bom, também ja fiz download dos sons isocronicos ke foram luciddreaming e o Unexplaneble e eu ja ando a faxer issos ja á uns dia e entao eu na madrugada passada, apaguei as luzes do meu quarto ate ficar tudo escuro, e pus no computador os sons a dar seguidamente, e antes disso vi o filme inception (que é um grande filme) e adormeci e tive um sonho que agora nao me lembro porque eu mal acordei passado 6 horas e acendi o computador (sem me levantar pois tinha o computador na minha cama) liguei-o e olhei para as horas e eram 11:50 e entao eu virei para mim com muito sono e disse vou ter um sonho lucido e nao é que adormeço logo e o sonho desde que eu me lembro tava na minha escola e eu ja sabia que era um sonho lucido porque eu ja tava logo a olhar para a mao e os dedos tavam todos tortos e ai foi uma euforia eu andava pela escola e o meu subconciente começou a por pessoas que so konhecia de vista e eu as vexes ate pensava que tava acordado e eu ai fui a biblioteca e tava la um papel escrito que agora nao sei mas só sei que olhei para la, depois olhei para longe e voltei outra vex a olhar e ja nao estava igual foi completamente espantoso e eu fui logo ter com um amigo que estava no computador e disselhe "olhe isto é um sonho olhe para mim mao" e ele disse "e cara espantoso mesmo, mesmo legal" e so dixia isso e eu entao levei ca para fora e mostreilhe o patio que tinha coisas escritas no chao e disselhe "esta vendo se tivessemos acordados as letras nao tavam ao contrario" e ele disse " olhe trate-se que voçe ta doido e derepente parecia que a minha mae tinhame chamado e o meu amigo começou a ter um atake e a corucujar como uma galinha e entao eu apercibime que estava acordando mas nao conseguia entao saltava e batia de força no chao ate acordar, e eu depois de acordar estava mesmo contente mas como tinha durado para ai 20 25 minutos o sonho pensava que era ora de comer e nao é que olhe para o relogio e eram 11:55, foi mesmo espantoso e tudo graças a estas informaçoes, brigao marlon

    ResponderExcluir
  63. Olá Luis,
    Seja bem-vindo!
    .
    Bem divertida tuas experiências e por favor não deixe de anotar os teus sonhos, pois isso vai te ajudar muito a manter uma frequência de recordação de sonhos intensos e sonhos lúcidos. Recomendo mesmo!
    .
    Também sou preguiçoso, mas faça as anotações pelo menos 5x por semana. Um sonho por dia está ótimo.
    .
    Recomendo que assista também Waking Life, Sonhando Acordado - The Good Night, Paprika e Morte nos Sonhos. Todos relacionados ao tema. ;)
    .
    Abs e bons sonhos para todos nós!

    ResponderExcluir
  64. Mr. Tsunami,
    Parabéns pelo progresso e pelo relato!
    Qual método tais utilizando? Reality check eu reparei que é o da mão(também uso).

    ResponderExcluir
  65. luis_carlos_corgan2 de janeiro de 2012 16:19

    brigado Márlon hoje espero ter um sonho lucido e debater algumas ideias com voçÊ sobre os sonhos.....

    Bons sonhos onironauta :)

    ResponderExcluir
  66. Marlon,

    Eu sou novo nesse negocio de sonho lucido, to pesquisando a pouco tempo, porem eu ja tentei te-los. Essa noite e coloquei o celular pra despertar 6 horas depoiis, quando acordei fiquei pensando ' vou ter um sonho lucido, sei que estou sonhando'. Fiquei repetindo isso, quando dei por mim era um sonho , nao sei se era lucido, pois pouco eu lembro, tentei olhar minha mao e ela estava embassada, maas normal, eu estava no banheiro (mijando) , e acordei. A CAMA ESTAVA MOLHADA ;ssss. Contrangedor fazer isso aos 17 anos.
    Me da uma ajuda, por favor !

    Abç.

    ResponderExcluir
  67. Putzgrila companheiro! rsrsrsrs essa vai pro livro de piores momentos dos onironautas!!! kkkkkkk mas sem stress ;)
    .
    O que importa é que tu chegou lá! Pelo menos conseguiu fazer o reality check no sonho e ainda faz pouco tempo que começou a praticar! A maioria leva um bom tempinho.
    .
    Qual método tais usando? MILD, Tholey, WBTB?... Continue firme com o despertar pela sexta hora, anotando algo q lembre ter sonhado e volte a dormir em seguida, desejando de maneira simples e direta, sem qualquer ansiedade.
    Após o despertar definitivo, anote.
    .
    Creio que tu chegou rápido d+ a bons resultados e procure olhar o lado ótimo da experiência... e como qualquer experimento, alguns acidentezinhos acontecem. ;P
    Abs e bons sonhos Toshiro!

    ResponderExcluir
  68. Kkkkkkkkkkkk concordo cara, tenho um irmao de 23 anos que me zoou ate umas horas...

    Pooois eh cara conseguii fazer o reality check, incrivel , uma duvida eu controlo meu universo certo ? Se eu quiser por exemplo comeeeer minha prima no sooonho, ela é demais. kkkk.

    Cara tô usando o MILD, é facil e simples, gostei desse metodo, antigamente eu nao lembrava meus sonhos,.mas atualmente estou lembrando de tudo. Depois que assisti a origem fiquei muito empolgado com isso. Sim, estou anotando todos eles.

    Cara teu blog eh demaais ta me ajudando muuito !!

    Rsrsr... Nao acontecer mas, eu espero !
    Valew cara :)

    ResponderExcluir
  69. Olá toshiro,
    Não recomendo que já nos primeiros sonhos lúcidos tu fique tentando controlar.
    .
    É melhor começar com pequenas brincadeiras, coisas lúdicas mesmo que não causem euforia.
    Experimente lançar dar super-saltos, voar, atravessar paredes, lançar raios etc..
    .
    Sexo deixe para um segundo momento, quando já estiver um pouquinho mais calejado com a realidade dos sonhos.
    .
    Tem um texto sobre idéias de experiências pra se fazer:
    Panizo's Home Page para um Help Desk.

    ResponderExcluir
  70. Olá Márlon!Tudo bem?Não tenho muita experiencia com sonhos lúcidos.Tive poucos até hoje.Porém quero que você(se for possível é claro)me tire uma dúvida.
    Desde de criança,tenho sonhos premonitórios ou seja sonhos que acabam se tornando realidade. Durante toda minha vida,tive dezenas deles(sonhos).Não são sonhos lúcidos entende? Apenas acontecem.Em relação a isso queria saber se isso é um dom,intuição,etc e se posso de alguma forma ter controle sobre eles assim como nos sonhos lúcidos?Se puder me dar uma orientação,ficarei muito agradecido!Muito obrigado e tudo de bom para você! RODRIGO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo,
      Nosso cérebro colhe informações e por vezes pode servir como um simulador de possibilidades futuras do real. Não é tão incomum fechar algum evento assim.
      Minha sugestão pra tentar fazer experiências mais rigorosas é aprender a induzir sonhos lúcidos e assim controlar melhor a indução dos eventos e tentar visualizar possibilidades especificas. ;)
      .
      Bons sonhos companheiro!

      Excluir
  71. Eai Márlon blz? Eu sou novo no tema e nunca tive um sonho lucido. Gostaria de saber se eh perfeitamente possivel ter um sonho lucido sem o uso de binaural beats ou isocronicos (ou ate qualquer outro tipo de som). Exatamente pra que esses sons servem?

    OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim. ;)
      .
      Essa tecnologia é apenas uma das formas de indução. Existem muitas outras como tu pode ver aqui no blog.
      .
      Abs!

      Excluir
  72. Da pra prolongar MUITO um sonho lúcido? Tipo a noite toda?

    Ou eles só acontecem nas fazes REM, acabam, e depois reco-
    meçam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra prolongar um bocado Ariam. As técnicas de controle são bem eficazes nisso(rodopio, portas, esfregar as mãos, etc..)
      .
      Sobre a quantidade de tempo, não há ainda estudo específico sobre isso. O que te posso te adiantar pela minha experiência e pela literatura é que de fato parece não haver limites para o tempo que se prolonga. Talvez esse limite seja a própria fase REM... ou não.
      .
      Nos laboratórios do sono, por enquanto, os registros estão identificados apenas nas fases REM e nas tardias(pela 6,7 ou 8a hora).
      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  73. Olá Marlon,

    Já alguns anos eu tenho muitos sonhos, um deles inclusive é recorrente a anos. Depois de um sonho que tive a uns dias atrás eu percebi que havia algo realmente acontecendo comigo e que deveria me informar.

    A anos sonho que estou com uma turma indo pra um lugar de ônibus, ficamos no lugar por uns minutos e na hora de ir embora eu perco o horário, o transporte vai embora e eu fico sozinha no lugar. Achei que fosse só uma questão de interpretação que eu não entendia. Recentemente tive ele de novo, mas o que me chamou a atenção foi que ele avançou além do ponto que sempre parava. Quando vi que estava completamente sozinha, do nada me veio a consciência de que eu estava sonhando. E eu dizia pra mim mesma "espera, isso é um sonho, isso é um sonho" enquanto andava e tateava as paredes da casa onde a minutos estávamos alojados. Não me preparei previamente antes de dormir, não programei nada. Tudo simplesmente aconteceu. Fiquei um pouco eufórica pra tentar experiências, mas ao mesmo tempo tentava manter a calma. Ao andar mais um pouco, dobrei à esquerda da casa e passei na frente de uma porta de vidro, onde tive a impressão de ter visto algo lá dentro se movendo. Voltei um pouco e vi coisas pretas. Fiquei com medo mas na hora pensei "eu vou olhar!", e grudei meu rosto no vidro pra ver melhor. Não sei se simplesmente acordei, ou se o medo foi maior do que meu controle emocional. Mas a impressão que tive era que aquelas coisas pretas tinham a ver com medos, talvez traumas ou bloqueios na minha vida que precisava enfrentar no mundo real. E pela primeira vez consegui ultrapassar a fase do sonho do ônibus de ficar sozinha no lugar quando todos foram embora sem mim.

    Me lembro até hoje que quando tinha uns 3 anos minha mãe me colocou pra deitar e me deu uma gostosa mamadeira quentinha. Ela saiu do quarto e eu fiquei lá, tomando a mamadeira. Por uns segundos fechei os olhos e quando abri, a mamadeira estava voando em cima de mim. Fechei os olhos novamente e eu estava com ela na boca. Pra mim aquilo foi muito real! Teria sido um sonho lúcido assim tão cedo?

    Se for contar minhas experiências aqui tem muitas, mas confesso que todas elas foram sem conhecimento algum do assunto, sem nunca ter lido nada à respeito. Hoje, lendo seu blog que descobri essa semana, posso usar termos técnicos e dizer que tive falsos despertar diversas vezes, paralisia do sono, consciência da realidade do sonho, reality cheks, voar, forte pressão na cabeça que parecia que ia sugar meu cérebro (rsrsrs), enfim. São muitas, muitas coisas mesmo.

    Uma das coisas que tenho tido como objetivo é cura emocional e psicológica, tive um passado um pouco sofrido e quero ser uma pessoa melhor. Essas experiências com sonhos têm acontecido naturalmente, eu nunca busquei. Seria um recurso do cérebro pra auxiliar nessa cura, mesmo que eu nunca sequer tenha tido consciência que isso pudesse ser possível? Comecei a ficar curiosa e entusiasta do assunto quando vi o filme "Inception", porque identifiquei coisas que estavam acontecendo comigo. Porém não sabia direito por onde começar, até que tive o sonho do ônibus onde pela primeira vez consegui ultrapassá-lo. Aí bati com o seu blog.

    Por enquanto é isso, vou falando aos poucos para não ficar muito extenso aqui. Desde já obrigada!

    Elisete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisete,

      Que história bacana heim menina! Sabe q meus primeiros flashbacks são dos meus 3 anos d idade também?! Mas muito interessante que tu lembra de um sonho dos 3 anos! Não me pareceu um sonho consciente, mesmo porque estamos tão pouco desenvolvidos nessa idade tão tenra.
      Por outro lado o simples fato de lembrar de um sonho nessa idade já é algo fascinante. Eu diria q lembrar d qualquer coisa nessa idade é show d bola!

      Sobre a questão de possíveis benefícios de ficar consciente e acessarmos nosso subconsciente em busca da solução de problemas interiores, parabéns! É uma linha que alguns terapeutas já vinham explorando.

      Gayle Delaney, psicóloga Ph.D cita o exemplo da apresentadora Oprah Winphrey(?) q aplicou o método da psicóloga durante um sonho lúcido... ou seja ela fez análise e interpretação do sonho dela, conscientemente durante o próprio sonho rsrsrs

      Brigadão pela contribuição!
      Bons sonhos pra ti!!

      Excluir
  74. eu olho bastante para as minhas mãos : D
    sabe no final de contas eu aprendi muito com o filme sobre sonhos, só faltou um manual da abilidade de voar
    eu aprendi assim gente, respirar fundo no sonho e fechar os olhos depois é só acreditar e você estara voando não sei vocês mas eu sempre voei com as mãos para baixo, existe outros tipos de tecnicas interesantes, por exemplo eu esplodi uma bomba atomica no meu sonho apenas com o poder da minha raiva olhando para os "policiais dos sonhos" que empedem de ver o que esta por tras dos sonhos, eles usavam roupas amarelas O_O que bizarro : D

    ResponderExcluir
  75. Oi Doomer,

    Interessante seus relatos. =D

    Sabe que das vezes que voei, eu sem saber apliquei algo que li em algum lugar na net, não sei onde: apenas desejando voar. Quando vi, pronto! Até aconteceu de eu entrar lúcida direto no sonho e já no ar, sobrevoando um vilarejo, levei o maior susto. kkkkk.. Quando fui fazer o reality check das mãos eu fiquei meio bobalhona e acordei (ou caí? Espero não ter destroçado alguma casa =P). De repente nem precisava ter feito, né? Sei lá. Rsrsrs.. Mas acho que é válido pensar nisso como uma opção, apenas desejar naturalmente. Não sei o que o Marlon e a galera tem a dizer mais aí....

    Sobre a bomba atômica, me lembrou o episódio do seriado Heroes, onde um cara tinha esse poder. Hehehe. Nunca tive experiências assim com poderes, não que me lembre conscientemente. Mas deve ser muito legal! Espero um dia conseguir! =D

    Valeu povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehe pois é! Pode acontecer isso sim. Muitas vezes podemos assumir o controle da narrativa num sonho, fazer coisas extraordinárias... mas não estar consciente.

      Posso estar errado sobre isso, mas defendo essa hipótese de diferença entre consciência x controle dos sonhos. Tanto q fiz alguns texto sobre eles por aqui.

      É interessante lembrar q podemos ser levados por essa brincadeira de controlar ou manipular o sonho e na medida q o subconsciente no deixa tomar conta, ficamos embevecidos pelo controle e esquecemos coisas simples q gostaríamos de fazer ou até tinha sido planejado no estado desperto.

      Assim como pode acontecer de estar com plena consciência e capacidade de raciocínio, memórias... mas não conseguir manipular ou controlar coisa alguma no sonho! o_O

      É um debate muito interessante. ;p

      Abs e bons sonhos a todos nós!!

      Excluir
    2. des dessa época ja tive muitos outros sonhos lúcidos, como comigo demora para acontecer 15 sonhos é como se fossem 100 né kkk, que legal que em pelo menos uma coisa sobre a métafisica conseguimos descutir não é amigos? meu irmão é bem filósofo porem descarta a possibilidade de sonhos lucidos ele me deixou triste com esse notícia, sabe quando leio os posts e encontro conhecidencias me sinto muito bem, é como se um mito se tornase real!, eu tive uns sonhos meios confusos depois desse meu comentário, em um deles quando descobri foi por causa que estava na rua, parei um pouco para pensar no sonho e notei que estava sonhando porque eu não saio de casa principalmente sosinho, pois é dai comecei a voar, foi bom adimito, bem como da ultima vez vou resumir só com os pontos principais, eu voei um pouco e decidi fazer algo novo então voei para o espaço sideral, todo mundo sabe que lá não ha oxigenio para respirar ou mesmo peso mas como queria fazer algo novo fui para lá, encontrei um grande planeta de queijo e como estava sem criatividade parei para pensar no que eu iria fazer porque no final das contas se eu podia fazer qualquer coisa então era coisa para dédéu, mas decidi algo ruim, no filme que assisti fala de algumas certas impossibilidades crueis como olhar 360 graus ou mesmo dominar as açoes de algum sujeito, mas estranhamente meu coração ficou batendo muito forte em pensar em fazer essas coisas e acabei acordando por algum motivo, uma coisa que sempre ocorreu nesses meus sonhos lucidos pequenos, geramente um dia rapido, na realidade de 2 a 1 hora só, também tem a coisa que eu só sonho lúcido quando durmo em horas inconvencionais e por livre espontânea vontade e principalmente, principal, em má posição ou se preferirem, sem cobertor, só digo com tanta convicção porque não foi coisa que aconteceu 1 vez foram varios de meus sonhos lucidos que provavelmente dependi dessas, por exemplo em um dos sonhos dormi 2 da tarde e acorde 3 se eu não me engano e dormi com metada do corpo fora do coxão, notando que durmo em um colchão no chão, e com coberta do baixo do meu corpo, mas o que eu queria perguntar éra se vocês já notaram que após acordar de um sonho lucido aos poucos a luz vai aparecendo mesmo com os olhos fechados e o som que fica mudo e aos poucos o som do ar vai se propagando no seu ouvido, mas o mais estranho disso é que pode ser criação do meu cérebro pois também em uma das veses de sonhos lucidos, dormi com o radio ligado e no sonho consegui escutar, até usei como forma de prova que estava dormindo, eu só estou mesmo preocupado se não vou ter mais sonhos lúcidos, tive vários sonhos atualmente que lembrei após acordar e nenhum consegui controlar ,perceber e todos eu era só a camera, e a maior pista para vocês amigos é que a maior possibilidade de lembrar um sonho após acordar é voltando pra cama, sabe aqueles que você lembra quando acorda e quando levanta, toma café já esqueceu? então essa é a melhor forma de lembralos, voltando pra cama, sabe gente eu também já tive vários sonhos simultaneos, é estranho dizer isso mas é como se quando fosse para você ter sonho quando você "acorda" sabe aquelas horas que te "acordaram" entre aspas e dorme dinovo você sonha dinovo infinitamente, é bom demais, não deixem seus sonhos eles vão te convencer que vocês tem um cérebro, desculpa por escrever demais é que deu vontade de conversar com vocês pesoalmente dai quis escrever como se eu estivese ai do seu lado lucifers ,parece que somos algum tipo de organização underground de sonhadores...acabei de terminar de escrever um livro no meu blog, não é sobre sonhos, mas envolve algo semelhante, o paradoxo se tiverem um tempinho pesquisem sobre é mol barato, é algo incabivel, ou seja, perfeito para sonhos kKKKK

      Excluir
    3. após telos coloquei todos em um notepad e o bom foi que encontrei se se enteressar postei no meu blog http://doomersedentary.blogspot.com.br/2012/09/antigos-sonhos-rem.html
      bem caso você consigue tirar proveito de alguma informação bom proveito afinal amo essa de sonhos lúcidos e acabo de lembrar uma coisa que me lembra sonhos lucidos são os sustos na realidade, não sei porque vejo uma semelhança assim como o neo do matrix kkk ele fica reclamando que não esta mais sonhando hahaha eu cheguei a pensar de desistir dos sonhos lucidos para os sonhos comuns, mais faceis né? os sonhos comuns quando lembrados podem responder muita coisa sobre nossa vida pessoal já um sonho lucido é mais para um divertimento a mais na vida, é bom para inspiração, criação de imagens, livros e talz....

      Excluir
  76. Olá Marlon queria te falar que eu começei a fazer esses sonhos lucidos ai ta tive uma paralisia do sono ja li sobre isso, ai vc n sabe que aconteceu eu me relaxei , ai meu corpo começou a se treme todo dos pés a cabeça eu me senti leve ai me vi levita da cama e fiquei e pé me olhando do lado da cama eu me vi na cama, ai ta não e só isso , meu quarto tem uma porta, na hora eu lembrei de meu amigo e a casa dele ai eu abri a porta do meu quarto pra ir pra sala eu fui teletransportado para casa de meu amigo n e so isso na casa dele tinha um perfume que ele compro mais eu n tinha visto ainda e vi ele dormi tambem e a roupa dele tambem

    ai ta ouvi alguem me chama era minha mae fui puxado de volta pro meu corpo igual um loko ai fiquei pensando nisso.. ai ta chegando a hora do almoço meu amigo no msn nois conversando e acabei falando pra ele essas coisas neh ai falei pra ele que fui na casa dele anoite fora do corpo e falei do perfume e dele dormindo e da ropa dele que estava dormindo ele confirmo que era akilo mesmo que ela tava e do perfume que ele compro antes de eu ve e eu pesquisei sobre isso achei seu blog e vi outros sonhos lucidos e vi um de viagem astral e mais pareçido com viagem astral sei la eu to confuso agora .. o sonho lucido na verdade foi real demais pra min e vi o perfume ea ropa sem palavra nem sei mais o que é ajuda ai espero resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Algustoo,

      Aqui no blog o objetivo é divulgar e desenvolver a habilidade de ficar consciente nos sonhos.

      Trata-se de um estado mental alterado que podemos ter acesso a informações fantasticas, força imaginativa ou criativa num nível sem fronteiras, com possibilidades que estão sendo desbravadas.

      Sobre a sensação de sair do corpo, fiz um texto q talvez tu já tenha lido:
      http://www.sonhoslucidos.com/2012/03/sensacoes-de-sair-do-corpo-memoria.html

      Abs e bons sonhos companheiro!

      Excluir
    2. isso é uma verdade, não possibilidade, eu no meu primeiro sonho lucido que tive, que por conhecidencia foi em um coxão no chão também kkk eu tentei levantar meu pé aos poucos e acabei acordando e meu pé tinha se movido, hahaha foi engraçado, é serio gente não perderia meu tempo escrevendo se não fosse para ser serio, eu já senti vento, frio, quente, senti formas liquidas e solidas, é tudo muito real fora de desilusoes, quando estiver preparado tente se movimentar em um sonho, vai lhe parecer que seu corpo esta um pouco mais pesado que o normalmente, mas você vai conseguir e finalmente notar que esta realmente controlando seu corpo de forma que quiser, ei marlon vou ler seu texto depois : ), um dos meus sonhos lucidos favoritos foi eu correndo em uma pantação de trigo baixa, parecia o próprio céu : )

      Excluir
    3. E aí Doomer!

      Essas sensações são impressionantes mesmo. Sexo, paladar, audição, visão, tato ou olfato... mas por increça que parível a maior sensação de dor que tive até hoje foi de um beliscão na bunda...! Tentava me divertir um pouquinho e levei o maior beliscão de todos os tempos rsrsrsrs

      Excluir
  77. eae marlon, tudo bem?
    cara eu so novo disso e nao conheço muito, eu confeço que estou com medo pois nunca tentei, meu amigos que me falaram, eles querem tentar isso todo mundo de uma ves na casa do meu amigo e me chamaram, entao fui pesquisar e achei o seu site (eu achei bem legal seu site)
    ai eu li sobre muitas coisas como tipo
    no meu sonho, eu to andando de boa ai sem querer imagino me pior pesadelo, ele aparece na minha frente?
    e se ele aparece, eu saoi correndo ou imagino algo como um lança-foguetes (heheheh, ia ser bem legal)
    e se eu ficar com tanto medo e ficar paralizado e acordar, como eu li parece que se voce acordar assim voce fica meio paralisado, entao eu tbm ia ficar com medo.
    ahh e mais uma coisa, eu posso desenvolver um trauma se eu encontrar meu pesadelo no meu sonho?
    por favor responde ai e mais uma vez, parabens pelo blog =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Vieira,

      Brigradão pela força!
      Um sonho lúcido implica na presença da tua consciência enquanto sonha. Por isso qualquer coisa q tu não goste no sonho poderá ser "deletada" ou no mínimo manipulada.

      Não há o que temer de um sonho lúcido. Pelo contrário, é nesse tipo de oportunidade q tua vontade passa a ser uma das principais ferramentas... como o personagem Lanterna Verde ;)

      Um dos principais benefícios dos sonhos lúcidos é exatamente a possibilidade de enfrentar pesadelos ou se livrar desse tipo de problema.

      Por fim vale lembrar a psicóloga Gayle Delaney q defende a importância de analisar pesadelos. Se vc os tem, é possível q exista algum problema, no estado desperto, o qual, precisa ser analisado.

      Sobre a paralisia ela é pouco comum. Acontece mais em técnicas de indução como o WILD. E ainda assim, tu já está sabendo o q é e o q faz. Não há em absoluto o q temer disso ;)

      Abs e bons sonhos!!

      Excluir
  78. Eu já tive varios sonhos lucidos só que quando eu percebia que tava sonhando eu acordava, eu sonho direto voando a sensação é boa as vezes por que aundo eu acordo eu estou com o corpo todo dolorido.

    ResponderExcluir
  79. quando eu acordo de madrugada e volto a dormir eu sempre tenho a paralisia do sono, eu tenho muito medo disso,uma vez ja senti como se alguém estivesse me puxando...a sensação é horrível. Alguém pode me dize como eu faço para não ter mais isso?.

    ResponderExcluir
  80. Uma vez sonhei que eu estava dançando com um rapaz e ao mesmo tempo eu me via dançando com esse rapaz, o que seria isso?

    ResponderExcluir
  81. cara,gostei muito do blog,comecei a visitar ele logo que tive meu primeiro sonho lúcido,eu tenho 15 anos,nesse sonho lúcido,eu estava com uns amigos meus,eles eram meus amigos só no sonho,na realidade nem conheço eles,a gente estava indo para uma festa aqui na minha cidade,não me lembro de muita coisa,só sei que quando sai da festa,eu estava numa moto,numa rua meio escura,a julgar pela iluminação,diria que no sonho era de madrugada,eu estava numa rua que tinha uma subida,no fim dessa rua,virei à esquerda,de repente eu me vi falando-eu estou sonhando.eu estou sonhando!!!-nessa mesma hora acelerei com a moto comecei a gritar de alegria e eu pulei da moto,comecei a ir para cima e tudo foi ficando branco,de repente acordei,no sonho eu sabia que estava sonhando,por que depois que eu falei que eu estava sonhando,eu tinha consciência de tudo que eu fazia,eu realmente quis acelerar a moto,eu realmente quis pular dela.eu diria que a lucidez durou cerca de 1 minuto,mais,fica ai a pergunta:isso realmente foi um sonho lúcido?,a partir dos elementos desse sonho tem alguma técnica específica para acontecer de novo?.lembrando que antes eu nem sabia que exista técnicas para ter sonhos lúcidos,só aconteceu.cara,desde já agradeço,esse blog é bacana e vou utilizar as dicas que tem aqui,valeu!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim e meus parabéns! ;) Tu percebeu bem claramente que era um sonho e até falou pra si mesmo no sonho que estava sonhando. Aquela euforia é bem típica quando a gente consegue. Pode levar um tempinho até conseguir controlar ela.

      Sonho lúcido é o sonho com a presença da consciência.

      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  82. lembren-se que ha efeitos colaterais ao fazer isso, eu sei pq ja aconteceu comigo U_U

    ResponderExcluir
  83. Olá, Marlon vc conhece as obras de Carlos Castaneda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li um pouco do livro Sonhos Lúcidos dele. Pelo menos tinha esse título em português. Castaneda segue uma linha bem direcionada pro lado espiritualizado e/ou xamânico. Temas que fogem do propósito desse blog.
      Para uma abordagem nesse sentido sugiro:
      www.sonhoslucidus.blogspot.com

      Excluir
  84. Eu estou sonhando sempre que durmo, as vezes mais de duas vezes, consigo voltar a sonhar na hora que quero, o problema é que eu nao estou conseguindo ficar lúcido durante o sonho.

    Todos os meus sonhos me dao enigmas espirituais,(na medida do entendimento do meu espírito ) e fica por minha conta saber se eu aceito a sugestao ou nao depois que eu acordo.

    O mais incrível é que depois os "enigmas" que me sao passados, outras pessoas ligadas comigo falam de algo relativo a sugestao do sonho, sem saberem do que se trata e eu nao costumo falar dessas coisas e guado-os para mim mesmo.E isso tem me posto em questao se todas as sugestões sao a minha própria mente que os criou, ou se estou recebendo uma comunicaçao externa.

    ResponderExcluir
  85. ola eu consigo me lembrar dos sonhos e faço reality checks sempre

    mas não consigo sonhos lucidos porque apenas enxerrgo tudo preto e esfumaçado sem imagem alguma utilizo tambem dos metodos tholey contagem poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  86. Experimente programar o relógio para despertar em diferentes horários. Pode ser que esteja despertando sempre fora da fase REM e os sonhos da fase NREM são bem de acordo com o teu relato: nebulosos ou pouco vívidos.

    Abs e bons sonhos!

    ResponderExcluir
  87. Olá meu nome é gabriel, a pouco tempo estou tentando os sonhos lúcidos e naturalmente já tenho uma boa memória dos sonhos até porque sempre fui fan dos meus sonhos pois são muito inuzitados, tenho uma dúvida, outro dia li um port acho que no seu blog quenos sonhos não conseguimos sentir o paladar por ser algo muito complexo, mas desde novinho que sempre provo coisas em sonhos e sinto o gosto, pode ser apenas impreção? a e acabo de me lembrar, em meus sonhos quando toco em algo, eu sinto o tato muito mais intenso como se simplismente tocar aquilo despertasse prazer, isso é normal?
    Obrigado por seu ótimo blog!

    ResponderExcluir
  88. Oi Gabriel

    Nos sonhos podemos ter a percepção dos 5 sentidos sim. Algumas até mais acentudas como tu bem comentou. Isso talvez se deve ao fato que nosso cérebro está funcionando de um jeito diferente. Certas regiões funcionando de modo mais ativo q no estado desperto poderão dar experiências ainda mais intensas. Isso está sendo objeto de bastante estudo pelos pesquisadores nos laboratórios de sono.

    Brigadão pelo elogio e seja sempre bem-vindo Gabriel ;)

    ResponderExcluir
  89. Olá tudo bem, eu lembro dos meus sonhos todos os dias e quando sonho quase sempre sonho que consigo tirar os pés do chão flutuar e correr rápido na rua. Ultimamente quando vou sonhar de novo que estou flutuando já percebo na hora que é sonho, e faço quase tudo que quero mudar as coisas e tals, mas por pouco tempo rs Porém se não ficar tentando mudar as coisas e só curtindo o que parecer por ai o sonho dura mais tempo! Isso é bem legal e fácil pra mim pois quando a cena do sonho fica estranha logo eu sei que to sonhando... As vezes tento voar por ai mas dá muito frio na barriga pois na vida real tenho medo de altura ai eu caio em queda , por isso não tento mais voa só flutuo mesmo pois dá pra correr flutuando mais rápido!

    Queria saber se dá viajar nos sonhos (viagem astral) nem precisar voar .. só com pensamento de estar em tal lugar dá viajar ?... Voar dá muito frio na barriga rss Não gosto !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Podemos fazer tudo que nossa imaginação permitir... criar, obter prazer, explorar o subconsciente, memórias, desvendar a natureza da própria consciência... agora, sobre viagens astrais, eu sempre recomendo procurar outro site. Nosso universo é o estado mental dos sonhos... que convenhamos já é de uma vastidão de possibilidades absurda :)

      Excluir
  90. estava numa floresta de neve com pinheiros etc e um enorme dragao azul passou sobre min até que percebi o sonho e quando fui me libertar ligaram a tv em som alto e eu acordei :,(

    ResponderExcluir
  91. oi meu nome e lucas eu quando sonho oque acontecer no meu sonho eu sinto no meu corpo e tem ate vezes que eu estou dormindo e sonhando e ai por exemplo: eu me machuco e sinto a dor e ai eu acordo e derrepente a dor passa E ISSO E BEM ESTRANHO

    ResponderExcluir
  92. OI ^^
    Faz 2 dias que eu to vendo seu blog porque descobri oque é sonhos lúcidos e me interessei.
    Quero muito mesmo ter sonhos lúcidos, mais tem um problema, você disse que precisamos anotar 1 sonho por dia, porém eu não sonho (todo mundo diz que eu sonho sim mais não lembro, então acho que é isso) como faço pra conseguir lembrar se eu tive algum sonho, porque assim que eu abro o olho já não lembro mais, em menos de 1 segundo já esqueço.
    Eu realmente me interessei porque uma certa vez, quando eu nem sabia oque era sonhos lúcidos eu tive a chamada paralisia do sono, fiquei bem aliviado quando descobri oque é.

    ResponderExcluir
  93. Ola, achei o blog interessante, tive uma experiencia interessante esses dias e resolvi pesquisar. Vou contar aqui para vcs analisarem se foi realmente um sonho lucido.
    Era um domingo e eu acho q acordei umas 6 horas(o que não é comum) ao acordar eu estava com certa falta de ar e com a visão turva, eu sei que estava sonhando só não sei com que (eu sei que era sonho e não pesadelo). Passei um tempo olhando pro teto dando uma respirada. Como eu ainda tava com sono me virei e voltei a dormir. O problema foi que eu não dormi exatamente, eu comecei a sonhar, mas eu sabia que tava sonhando(eu estava numa balada dançando) mas a cada parte do do corpo que eu mexia essa parte ficava dolorida de verdade. Como eu sabia que estava dormindo eu tentei mudar o pensamento pra um sonho mais calmo, mas era como se eu não conseguisse controlar meus pensamentos. Ai eu decidi acordar por causa dessador. Esses cochilos se repetiram algumas vezes e entre eles eu ficava totalmente acordada. Eu tenho quase certeza que isso foi um sonho lúcido e só pra constar, a dor era rea pq a parte q eu mais mexi no sonho passou uma meia hora dolorida depois q eu decidi acordar de vez.

    Ass.:Ester

    ResponderExcluir
  94. isto do sonho lucido é tudo parvoiçe, voces é que instalam chips, na cabeça da galera e voces fod** a nossa cabeça, isto nao pode ser nao, vou fazer queixa ao tribunal seus covardes , ontem tava a dormir, e acordei no sonho, aonde tava na minha cama, e ao lado, tinha o bin laden com um colete na barriga, e explodiu tudo cara!!!! Meu deus do ceu, que isto é o fim do mundo, marlon me ajuda cara, me ajuda que eu to com medo, ja antes de ontem, fiquei consciente num sonho, e vi um camiao de bombeiros a arder, junto com os bombeiros, portanto marlon, sera que eu fiquei com alguma deficiencia desta porcaria dos sonhos lucidos, marlon me ajude a serio cara, eu sei que disse aqui coisas mas mas to com medo galera!!!!!

    ResponderExcluir
  95. Olá Márlon, tranquilo...?

    Faz menos de três semanas que venho fazendo algumas técnicas que vc tem recomendado para induzir SL, entretanto, essa noite aconteceu o que eu já li aqui por cometários seu e de outras pessoas. Foi o seguinte:

    Eu estava dormindo quando "acordei" com uma música não tão alta, mas o suficiente para me despertar. A princípio eu fiquei meio irritado e me perguntei quem era o imbecil que estava tocando música aquela hora da madrugada. Entretanto, quando percebi, não era uma musica qualquer, era um mantra sendo recitado por uma voz grave em forma de canto com uma música característica ao fundo, não entendia o que essa pessoa dizia, mas o mantra era bonito. Então, notei que havia presenças junto comigo, mas não em forma física, mas sim, apenas presenças. Fiquei assustado.

    Foi aí que percebi que eu estava dormindo, contudo, estava plenamente consciente, podia fazer qualquer coisa e raciocinar normalmente, eu estava plenamente lúcido e no entanto, dormindo. Mas o medo por aquela situação estranha foi maior que minha razão.

    Enquanto o mantra era recitado, aquelas presenças me mostraram quatro números em pequenas placas quadradas, dois estavam nítidos e dois meio borrados. Então me disseram sem palavras (telepatia): Esses números não são da megasena, eles são da quina. Assim que me disseram isso os números desapareceram e eu não me lembro deles, exceto que um dos borrados devia ser o 1 ou o 7.

    O medo foi grande, eu achava que ia morrer (nada a ver, mas foi essa a sensação), então comecei a forçar para acordar. As pálpebras pareciam ter cola, mas com esforço consegui despertar.

    Acho que fiz besteira, pois, deveria ter continuado. Quem sabe da próxima vez...

    Um detalhe, antes de dormir eu fiz relaxamento e alinhamento de chakras e a todo momento percebia flashs.

    Tem algo que vc poderia me ajudar a aprimorar ou alguma recomendação que possa ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heheheheh seja bem-vindo ao universo da sua própria mente! É mesmo muito impressionante, conseguir acessar esse estado mental heim!

      O melhor do que eu poderia dizer já foi superado pela tua primeira experiência.

      Agora, com relação as técnicas de indução, tens que ir aplicando uma a uma até perceber o q funciona melhor pra ti.

      Essa despertada pela 6a hora de sono, voltando a dormir em seguida, aplicando o MILD tende a ser bem jóia.

      As reflexões do Tholey são beeeem especiais tbém. São métodos que tu tens q experimentar.

      O Diário de sonhos é sagrado. Mantenha sempre como primeira coisa a fazer nas despertadas matutinas.

      Reality checks em momentos estratégicos do dia(e/ou da noite), sempre tendo um plano de algo para experimentar qdo conseguir ficar consciente.

      Parabéns sonhador lúcido!
      Abs e bons sonhos!

      Excluir
  96. Olá, gostaria primeiramente agradecer pelo conteúdo, eu fiquei muito interessado nesse assunto, mas parei de tentar há algum tempo, meu maior medo é que nas únicas vezes que chego perto de começar a enxergar coisas quando estou dormindo, começo a escutar barulhos, fico apavorado e não consigo continuar, é assim mesmo? tem alguma forma de lidar com isso?

    ResponderExcluir
  97. olá, Márlon e onironautas!

    sou um INICIANTE, ainda não tive a honra de explorar a fantasia dos meus sonhos; mas tenho tido algumas EXPERIÊNCIAS que gostaria de compartilhar pra ver se podem me esclarecê-las.

    já tive três experiências de SONO LÚCIDO - não escrevi errado, eu disse 'sono', e não 'sonho'.

    como já li sobre técnicas de sonhos lúcidos e projeções astrais, acontece de me tornar consciente em sono e seguir instruções ordenadas, como: ficar calmo, tentar fazer meu corpo vibrar, tentar me elevar, aguardar uma paralisia ou simplesmente curtir o que tiver acontecendo (como sensação de estar rolando na cama).

    até hoje, nada de vívido. mas me estranha ter consciência a ponto de seguir instruções e até mesmo PERCEBER MINHA POSIÇÃO SOBRE A CAMA, mas não sonhar. PENSO, mas não sonho; no máximo, me veem imagens como pensamentos e se vão.

    nem sinal de sonhos, nem paralisia, nem vozes.. apenas eu no vazio e algumas sensações.

    o que acham disso? é sinal de progressão na prática? ou estou caminhando por outra vertente? alguma técnica aplicável?

    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yuri,

      Parece que tais entrando em algo parecido com o que fazem os monges tibetanos. Praticantes de WILD tbém passam por fazes híbridas do sono. É interessante trocar figurinhas com o pessoal do nosso fórum http://sonhoslucidos.forumeiros.com/

      Excluir
  98. Oi tenho uma duvida,se eu estiver em uma paralisia do sono e ver coisas indesejaveis rsss
    E nao quiset ver isso,se eu imaginar que estou em outro lugar elas desaparecem?ou vou para um sonho l?ou eles vao sumir?
    E tbm se eu pensar por exemplo em uma assombraçao sem querer elas vao aparecer?vlw adorei o blog!

    ResponderExcluir
  99. tenho Sonhos lúcido todas as noiites e nunca precisei de fazer nada destas 5 coisas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure orientação médica vc deve ser portador de narcolepsia!

      Excluir
  100. Eu curto esse negócio de sonhos lúcidos, mas nunca uso nenhuma técnica para induzir. Minha "técnica" se resume a ler sobre sonhos lúcidos e eventualmente ver algum vídeo com mensagens subliminares no youtube (aqueles feitos pra induzir sonho lúcido). Tenho pra mim que, se eu deixar o assunto orbitando nas camadas mais superiores da minha consciência, eu vou ter sonhos lúcidos. Funciona, mas não com tanta frequência (mas eu também não me dedico tanto assim!).

    A última vez foi bacana, eu tava doente, com uma gripe forte. Percebi que tava sonhando, lembrei de fazer o reality check, puxei meu dedo e ele esticou. Saí voando, foi maravilhoso, nunca voei tão gostoso! Senti o vento no rosto! Resolvi pousar nas cataratas do iguaçu (não sei por que, mas eu pensei comigo 'eu sempre pouso lá quando tô voando mesmo...'). Ela na verdade parecia um chafariz num shopping, e as pessoas ficavam lá dentro, como se fosse seco. Saí de lá e comecei a brincar de fazer as pessoas tropeçarem. Eu abanava a mão e elas ia tropeçando - só que a polícia não gostou muito disso e começou a me perseguir. Eu fugi, mas depois me lembrei que tava no meu sonho mesmo e podia brigar com eles! Briguei até acordar.

    Fui até o banheiro e ele estava cheio de gosma verde (atribui isso à minha gripe). Fui até a sala e meu nariz tava sangrando. Minha mãe e minha irmã estavam lá. Minha mãe me repreendeu por estar com o nariz sangrando. Daí eu percebi que tava dormindo ainda, tinha tido um falso despertar!

    Acordei, e imediatamente percebi que ainda estava dormindo. Puxei meu dedo de novo. Poderia ter tido outro sonho lúcido, mas já estava de saco cheio de não conseguir acordar (lembrem-se que eu estava muito gripada, e não estava dormindo bem a noite toda). Então acordei. Dessa vez de verdade. Aquilo foi tão perturbador que, enquanto eu ia até a cozinha beber uma água, puxei meu dedo de novo, só para garantir que não estava dormindo hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk bacana nicole! essa noite eu tive um tbm sonhei que eu caminhava pela minha rua de repente tentei voar sai pingando feito uma bola tentei novamente e consegui voava como o superman resolvi ficar em posição fetal e comecei a girar feito um pião , sentia tbm o vento em meu rosto, é mesmo uma sensação maravilhosa depois entrei em casa e comecei a contar pra minha mãe e minha irmã que tinha aprendido a voar e elas me chamaram de louco ,entrei na cozinha e encontrei um primo meu que esta preso dei algums conselhos e ele riu da minha cara , depois tinha algums homens aqui em casa me dizendo que precisavam entrar e subir no telhado pois tinha um ninho de aguia nele o telhado sumiu e virou uma cobertura feito de lona um cara cortou com uma tesoura a lona e tinha mesmo um ninho mas não parecia uma aguia e sim uma espécie de abutre ou urubu , ele saiu voando por volta da casa e pousou novamente perto do ninho um dos homens agarrou o animal e o jogou dentro de um carro báu tipo uma fiorino comecei a olhar o animal e ele estava com uma cabeça humana de mulher e era muito agressivo, subi no telhado olhar e o telhado tinha voltado ao normal e estava um dia lindo e ensolarado.

      Excluir
  101. Olá, gostaria de saber se eu apenas devo escolher um dos métodos [ MILD, THOLEY, WILD ] e segui-lo, eu posso variar entre eles?
    Dias atras tive um sonho lúcido, e então comecei a me interessar por isso, e esse blog me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  102. Então você pode praticar todos em conjunto, por exemplo sendo o Tholey junto com os Testes de Realidade o MILD sempre quando for dormir e o WILD para Induções Diretas. Se estiver começando recomendo o DEILD no lugar do WILD já que a indução via DEILD/Indireta leva bem menos tempo sendo bem mais fácil.
    Qualquer dúvida visite-nos no fórum!

    ResponderExcluir
  103. De vez em quando eu tenho sonhos lúcidos, e fico muito alegre na hora, penso:
    Chegou a hora de começar a zoeira kkkk, mas com toda essa euforia eu acabo acordando.Não consigo controlar, é tipo automatico, na hora já sei que tenho pouco tempo e acabo não aproveitando.
    Já cheguei a ficar uns 2 min(tipo a minha noção de tempo dentro do sonho.


    Meu avô me contou que tinha muitos sonhos lúcidos quando jovem, ele disse que também em um desses sonhos ele ouviu uma voz que dizia pra ele acordar, se não ficaria preso ali.
    Quando ele acordou tinham se passado 18, 18 horas desde que ele dormiu '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Bruno acho q seu avo ia cair no limbo se ele continuasse la'-'

      Excluir
  104. Mais de 33 dias que comentei e ninguem respondeu. Vlw glr.

    ResponderExcluir
  105. Olha brother desculpe-nos se por ventura ninguém respondeu o seu post, mas eu já tinha lido ele quando você postou e só não respondi por que não houve uma questão final de sua pessoa sobre a experiência. Desde já convido-o para nos visitar no fórum onde temos um maior número de pessoas discutindo sobre todos os assuntos relacionados aos sonhos, abraço!

    ResponderExcluir
  106. Bruno meu comparsa tente relaxar ao max q vc consiguir no sonhos mas se n der certo tente colocar vc mesmo em um pesadelo
    cmg funcionava isso quando eu era criança
    eu n sabia oq era sonho luci e nem como funcionavam mais eu amava quando eu percebia q eu estava em um sonho pq td vez q eu ficava lucido é quando eu tinha um pesadelo eu pulava de alegria mais ainda cuntinuava o rumo do pesadelo até eu me relachar e eu fazia o pesadelo ficar longe de me arrancar do controle e me matar

    ResponderExcluir
  107. Márlon da pra ter sonhos lúcidos sem usar métodos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que dá sim. Apenas usar um Diário de Sonhos já ajuda muito por exemplo. Grande parte dos sonhadores lúcidos começaram naturalmente na infância - mtos enfrentando pesadelos - e apenas adultos optaram por algum método(ou desenvolveram algum).

      Agora, é interessante experimentar alguns dos mais consagrados, como o Tholey e MILD para saber da eficiência para si mesmo. Meu caso por exemplo, aumentou sensivelmente a frequencia ;)

      Excluir
  108. oi tudo bem? parabéns pelo blog... Vou fugir um pouquinho do assunto... Tenho centenas de dúvidas e curiosidades sobre senhos e talvez você possa me ajudar :) È o seguinte:
    1. Eu posso sonhar com uma pessoa desconhecida e essa mesma pessoa ter o mesmo sonho que eu simultaneamente? mesmo nunca termos nos visto?
    2. Esse desconhecido realmente existe? pode ser em qualquer parte sei lá... ou sou eu que os "crio" aleatoriamente na minha mente?

    3. Eu digo isso porque na maioria dos meus sonhos eu sonho com essas pessoas que nunca vi na vida e quase não lembro do que acontece nos sonhos.

    4. Por último, vou contar como esses sonhos são: Como eu disse eu quase nunca lembro de acontecimentos mas lembro de detalhes ou semblantes dessas pessoas desconhecidas... Existe algum tipo de "interpretação pra isso? Os detalhes do meu último sonho são estes:

    5. Mulher
    Linda
    Branca
    Cabelos Ruivos ou Castanhos Lisos quase Ondulados
    Olhos Verdes ou Azuis
    Nome falado, mas esquecido.
    Idade de desconhecida, mas aparenta ter uns 19 á 23 anos não mais que isso.
    Sonho fortemente vívido e logo esquecido o que se passava.

    E a pergunta pra fechar isso tudo... Essa mulher existe? Tenho muita vontade de conhecê-la mas eu lembro só de detalhes... Tenho a impressão de que se um dia chegar a vê-la não vou reconhecer... entende? Esse desconhecido ou melhor desconhecida pode existir? Desculpa aí pelo comentário longo... Até +++++

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que dá pra responder a todas questões com o argumento que toda a estrutura dos nossos sonhos é fundamentada no vasto material de informações armazenado em nossa mente.

      Então, todo sonho sempre será criação da própria mente do sonhador. Muita informação poderá surpreender afinal, temos memórias no subconsciente, além é claro da surpreendente capacidade criativa que aflora nos sonhos. :)

      Excluir
  109. Bom dia Marlon, meu nome é João Victor, desculpe por perguntar em anônimo, mas tenho uma dúvida em relação a esse tema vou explicar...
    Como já dito antes, a maioria das pessoas começam a ter sonhos lúcidos quando crianças, no meu caso, quando tinha 10 anos, hoje tenho 19.. E naquela época, eu tinha muitos, mas muitos pesadelos mesmo, do tipo até de tentar correr de monstros, e não sair do lugar, tentar gritar por ajuda e a voz não sair, ainda me lembro bem, que quando acontecia esse tipo de sonho, eu simplesmente ficava consciente no sonho, e forçava para acordar (literalmente eu sabia que era um sonho), e quando eu forçava a sair do sonho, acordava no meio da noite. Assustado ainda, conseguia voltar a ter o sonho em seguida (por escolha própria); já nessa fase eu conseguia fazer o que queria no meu sonho, como ter poderes, trocar paisagens, diversas coisas. Mas aparentemente, quando cheguei aos 16 anos, eu simplesmente não conseguia mais me lembrar dos meus sonhos, até hoje. Eu sei que durmo a noite, mas quando acordo não me recordo dos meus sonhos. Encontrei seu blog hoje, e estou lendo alguns artigos como até mesmo maneiras para se ter sonhos lúcidos, não negarei que tentarei fazer essas atividades para quem sabe desenvolver essa técnica antiga que eu tinha; mas gostaria de saber se você tem algo a sugerir para que eu consiga lembrar dos meus sonhos? Obg Abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Victor,

      Existem profissionais da área de psicologia que desenvolveram técnicas fascianntes para aumentarmos nossa capacidade de recordação:

      http://www.sonhoslucidos.com/2010/12/como-lembrar-dos-sonhos.html

      http://www.sonhoslucidos.com/2011/05/aumente-recordacao-dos-seus-sonhos.html

      Excluir
  110. Me arrependo de ter lido vários livros sobre projeção astral antes de ler sobre sonhos lúcidos, hoje tenho medo de praticar sonho lucido por achar que pode ser projeção astral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magina, sem stress brother. Pense no sonho como pura criação mental tual :)

      Excluir
  111. Olá Márlon, me chamo Manuel. Bom eu tive um Sonho Lúcido de primeira, eu fiz assim: me perguntei por 30 minutos se eu estou sonhando olhando para as minhas mãos e consegui, e hj quando fui tentar eu tava sentindo que ia sonhar, quando eu sonhava eu me perguntava "Eu estou sonhando?" olhando para minha mão, mas na verdade eu realmente acordava e não estava sonhando, pode me explicar pq?

    ResponderExcluir
  112. Estou aqui para relatar minha experiencia com sonhos lúcidos, não utilizei nenhuma das técnicas.Sai com meus amigos e lá bebi um pouco e fumei narguile, voltei para casa as 2 horas da manha com um pouco de dor de cabeça, por causa do narguile, e fui para meu quarto la assisti um documentario sobre Saturno e fiquei imaginando como seria se um ser-humano fosse "largado" em sua atmosfera fiquei com um pouco de medo só pela simulação que eu fiz em minha cabeça e fui durmir. No sonho acordei em uma mansão com a minha namorada e estava de noite , e chovendo muito lá fora , com raios e tudo... Pessoas mortas corriam atrás de mim e de minha namorada dentro da casa , apavorado parei e falei para minha namorada : Isso é um sonho. Ela me olhou assustada e os mortos pararam de correr atrás da gente , então eu disse para ela : se isso é um sonho então eu posso voar , quer ver?
    Confiante eu pulei com os dois braços para frente e voei , senti meu corpo levitar e ir para frente muito rapido.Os mortos me olhavam enquanto eu passava por cima deles , derrepente pensei que ja que era um sonho , poderia visitar a atmosfera de saturno e seus anéis , fechei os olhos e me concentrei , senti minhas pernas sumirem e um medo muito grande de morrer então abri os olhos e desisti.Logo após isso nao me lembro de mais nada, a unica coisa que me lembro é de olhar para minha namorada e dizer que sentia que iria acordar logo e que estava perdendo o controle do sonho , entao olhei para minha mão e estava com 7 dedos , todos deformados, achei normal e me deitei na cama e fechei os olhos , logo apos isso acordei em minha cama e fui me lembrando aos pocos de meu sonho , entrei na internet e pesquisei sobre sonhos lúcidos e aqui estou eu, relatando minha experiência, gostaria que me ajudassem a ter mais sonhos assim. Espero respostas , Obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...